Em uma reunião que aconteceu no fim da tarde dessa terça-feira (15), os professores da Prefeitura Municipal de Barroso, teriam sido informados que não receberiam como de costume, os 40% de adiantamento de salário neste dia 15.
Segundo o que apurou o Barroso EM DIA, ao invés dos 40%, apenas 20% seriam depositados nas contas dos professores da área da educação.
O corte no adiantamento estaria relacionado com o atraso do Governo de Minas para os municípios, no caso, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb.
Há alguns meses o Governo já vem atrasando o repasse e os prefeitos dos municípios estavam retirando dinheiro de outras áreas para efetuarem os pagamentos, porém, a “manobra” parece ter chegado ao limite e o corte foi informado na reunião.
O restante, os 20% do adiantamento, mais o 60% restante do salário, devem ser pagos ao final do mês.
PARALISAÇÃO
Uma paralisação também está prevista para acontecer dia 21 de agosto, terça-feira próxima. Uma greve não foi descartada e o próprio Prefeito Reinaldo Fonseca (PSDB) teria garantido apoio aos professores.