Mais 15 mortes por febre amarela em Minas Gerais foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com esses novos registros, já são 76 óbitos causados pela doença no Estado, no período de monitoramento da doença que compreende entre julho do ano passado e esta quinta-feira (15).
No último boletim epidemiológico divulgado pela pasta, no dia 6 de fevereiro, eram 61 vítimas da enfermidade. Nos números não constam a duas mortes em Barroso na última semana, onde dois homens foram a óbito com suspeita da doença, já que ainda não foram confirmados laboratorialmente. Também, neste fim de semana, foi contatada mais uma morte no Hospital Regional, em Barbacena. Um homem de 28 anos, da cidade de Alto Rio Doce morreu no Hospital. Ou seja, somando os óbitos dos últimos dias o número de mortes em Minas chega a 79.
Total de casos
De acordo com a secretaria, até o momento, 183 pacientes tiveram febre amarela em Minas – incluindo os 76 que morreram. Desse total, 167 são do sexo masculino – o que representa 91,3% dos casos – e 16 do sexo feminino (8,7%). Entre os óbitos, 73 foram de homens e três de mulheres. Todos os casos foram confirmados laboratorialmente.
No boletim, a pasta ressalta que em nenhuma das ocorrências de febre amarela confirmadas o paciente era vacinado.
Vacinação
Atualmente, a cobertura vacinal acumulada de febre amarela em Minas Gerais está em torno de 83,38%. Ainda há uma estimativa de 3.299.174 pessoas não vacinadas contra a febre amarela, especialmente na faixa-etária de 15 a 59 anos de idade.
Entre os 853 municípios do Estado, 37,63% (321) deles não alcançaram 80% de cobertura vacinal; outros 33,65% (287) dos municípios tem entre 80% e 94,9% de seus moradores vacinados; com mais de 95%, estão 28,72% (245) das cidades mineiras com recomendação de vacina.
As ações de intensificação vacinal estão sendo realizadas em 422 municípios mineiros. No último fim de semana a Secretaria de Saúde de Barroso fez um mutirão de vacinação nos postos e os barrosenses compareceram em massa, era possível visualizar as inúmeras filas formadas.