O Uber, empresa multinacional americana de transporte privado urbano que utiliza um aplicativo para comunicação entre o passageiro e motorista particular associado, poderá operar em Barbacena em breve.
A plataforma iniciou, na sexta-feira (16), um cadastramento de motoristas que desejam ingressar no serviço através do uber.com/dirija. Além de Barbacena, o cadastramento se estende para Itabira, Conselheiro Lafaiete, Passos, Ubá e Varginha. Em todo o Brasil são mais de 500 mil motoristas cadastrados.
O condutor deverá fazer seu cadastro, desde que com a CNH definitiva, e cumprir alguns pré-requisitos como o veículo ser 2008 ou mais novo, com 4 portas e Ar Condicionado. Não são aceitos, em nenhuma categoria, carros com placa vermelha, pick-ups, vans e caminhonetes. Também não são aceitos veículos adesivados, plotados, sinistrados, recuperados, com alteração no sistema de suspensão ou freios. O carro pode ser inclusive, alugado diretamente com as locadoras com valores a partir de R$ 1.300 por mês.
O transporte clandestino de passageiros disseminou-se em Barbacena nos últimos anos. Em algumas linhas, como no caso do Santo Antônio, ônibus de reforço que rodavam em horários de pico foram extintos. Apesar da tentativa dos órgãos responsáveis, a fiscalização não impede que o transporte clandestino em vans e carros de passeio seja feito.
A população de Barbacena há tempos pede um transporte alternativo. Em 2012 a cidade chegou a cadastrar vans para o “Expressinho”, mas uma briga judicial interrompeu o serviço.
Informações Barbacena Online