Compartilhe:

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) será a primeira das federais da Zona da Mata e Vertentes a iniciar atividades em 2018. O ano letivo nos seis campi nas cidades de São João del-Rei, Congonhas, Divinopólis, Ouro Branco e Sete Lagoas e no curso de educação à distância começa em duas etapas: nesta segunda-feira (19) para 12.040 veteranos e no dia 26 para os calouros.

Nas universidades federais de Juiz de Fora (UFJF) e de Viçosa (UFV), as aulas começam no dia 5 de março.

Segundo a instituição na cidade histórica, o motivo das datas diferentes foi que o prazo de matrícula das primeiras chamadas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) terminou em 9 de fevereiro e, por causa do carnaval, a conclusão do processamento delas foi concluído na última sexta-feira (16).

Conforme o calendário acadêmico aprovado para este ano, o 1º período letivo termina no dia 6 de julho e o 2º período no dia 1º de agosto. As aulas devem terminar no dia 15 de dezembro.

A instituição completa 32 anos em 2018 dando foco à importância da experiência acadêmica para todos que buscam o ensino superior.

ÔNIBUS

No que diz respeito aos barrosenses que estudam na Federal e o transporte escolar, uma reunião na manhã do sábado entre o Prefeito Reinaldo Gambá (PSDB) e os alunos ficou definida a questão dos ônibus. Veja aqui! 

UFSJ em números

Ainda sem contabilizar os dados dos ingressantes, mais da metade dos alunos – 6.484 – são esperados nos campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves localizados na cidade sede. Outros 2.087 estudam no Campus Alto Paraopeba, em Ouro Branco; 1.157 no Campus Centro-Oeste, em Divinópolis e 791 em Sete Lagoas.

Ao todo, são 50 graduações presenciais, 27 cursos de mestrado, seis doutorados, mais os cursos lato sensu (especializações) com duração de dois semestres. Já o Núcleo de Educação à Distância (Nead) atende 1.521 alunos.

O levantamento mais recente aponta que a maior parte dos universitários – 9.583 – são de cidades mineiras, mas a UFSJ possui alunos de todos os estados e do Distrito Federal. 1.274 universitários são de São Paulo e 287 do Rio de Janeiro.

Confira o número de alunos por região:

  • Norte: Acre (22), Amazonas (6), Amapá (1), Pará (21), Rondônia (6), Roraima (2) e Tocantins (10);
  • Nordeste: Alagoas (5); Bahia (73); Ceará (14); Maranhão (15); Paraíba (5); Pernambuco (10); Piauí (10); Rio Grande do Norte (5) e Sergipe (6);
  • Centro-Oeste: Distrito Federal (28); Goiás (44); Mato Grosso (20) e Mato Grosso do Sul (14);
  • Sul: Paraná (40); Rio Grande do Sul (13) e Santa Catarina (7) ;
  • Sudeste: Espírito Santo (86); Minas Gerais (9.583); Rio de Janeiro (287) e São Paulo (1.274).

Quem está aguardando a confirmação da vaga na instituição, deve ficar ao cronograma: a terceira chamada do Sisu,q ue será divulgda nesta terça (20), com prazo para envio da documentação dos convocados até sexta (23). A quarta e última chamada é presencial, entre 5 e 9 de março.

Informações G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *