O Atlas da Violência 2017 – estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – aponta dois municípios mineiros entre os dez mais pacíficos do Brasil: Araxá, no Território Triângulo Sul, é o quinto colocado, enquanto Conselheiro Lafaiete, no Território Vertentes, aparece na nona colocação.
O recorte analisado pelo Ipea de dados relativos a homicídios em 2015 coletados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), considerou municípios com mais de 100 mil habitantes.
Melhor cidade mineira no levantamento do Ipea, Araxá está a 364 km de Belo Horizonte e é reconhecida como município minerador – maior produtor de nióbio do mundo – e pelas águas termais que atraem turistas de todo o Brasil.
Mais municípios em destaque
Se ampliado o recorte do estudo do Ipea para os 30 primeiros municípios com menores índices de violência, outros dois mineiros passam a integrar e se destacar na lista. São eles: Barbacena (13º), no Território Vertentes, e Lavras (23º), no Território Sul.
O Atlas da Violência 2017 foi publicado ano passado. A primeira posição de município brasileiro menos violento ficou com Jaraguá do Sul (SC) e a 10ª colocação com Teresópolis (RJ).
Aumentam os bolsões mineiros de paz
Existem boas notícias também no levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). São 733 municípios (85,9% dos 853) que não registraram, em 2017, nenhum homicídio no período de janeiro a outubro.
Desse total, 27 municípios (infográfico) não registraram nenhum crime violento como: homicídio tentado, homicídio consumado, estupro tentado ou consumado, estupro de vulnerável tentado ou consumado, roubo, extorsão mediante sequestro, sequestro e cárcere privado. Em 2016, dos 853 municípios, 597 não notificaram nenhum homicídio.