Compartilhe:

Na noite dessa segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Barroso promoveu sua quinta sessão solene do ano, desta vez alusiva ao Dia da Consciência Negra. O evento, com início às 20h30, recebeu um grande público, que lotou as dependências do Plenário em uma cerimônia de muita celebração, apresentações e homenagens.

Além dos vereadores, a iniciativa contou com a presença de representantes do Grupo da Igualdade Racial de Barroso (GIRB), autoridades municipais, grupos ligados ao movimento negro e muitos convidados. O ex-Presidente da Câmara de Barroso, Vanilton Antônio de Barros, autor do projeto que criou oficialmente a solenidade em 2007, foi o orador oficial do Legislativo. Também fizeram uso da palavra a professora e historiadora Roseli dos Santos, que falou em nome do GIRB, o Prefeito Reinaldo Fonseca(PSDB), além dos representantes do GIRB, Maria das Graças Vicente de Oliveira e Rômulo André Araújo Melo.

Por indicação da Vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha), a Câmara de Barroso concedeu voto de congratulação à senhora Elza Maria Gonçalves de Oliveira, pelo destaque na promoção de atividades culturais e esportivas, além de projetos de cunho social para as crianças do bairro da Praia. Outras diversas personalidades também foram homenageadas pelo GIRB.

Para abrilhantar a cerimônia, foram registradas apresentações de capoeira, congada, hip hop e também de um grupo de músicos que entoaram o Hino da Negritude. Na solenidade foram divulgados os vencedores da enquete virtual que definiu os nomes da Miss e do Mister Beleza Negra Regional 2017, com organização da WS Produções. Os vencedores foram os barrosenses Ana Carolina Martins e Lauro Patrick.

O Presidente da Câmara, Vereador Baldonedo Arthur Napoleão, encerrou a sessão solene, discursando para os presentes. Ao término da reunião, foi servido um café aos convidados, contando com a apresentação do grupo de samba Moleque Atrevido. A cerimônia foi, também, transmitida ao vivo pela WebTV Câmara e sua reprise permanece disponível na página oficial do Legislativo no Facebook.

Em Barroso, o Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei 1.853/2001, projeto de autoria do ex-Vereador César Murilo de Melo. Além disso, a Câmara aprovou, há uma década, o Projeto de Decreto Legislativo nº 64/2007, de autoria do ex-Vereador Vanilton Antônio de Barros, o qual se converteu em Decreto Legislativo nº 483/2007, que instituía a realização oficial desta sessão solene, por ocasião da semana de Zumbi dos Palmares, objetivando prestar um tributo a Zumbi e consolidar os ideais libertários e de valorização da cultura e da tradição afro-brasileira.

Neste ano, a Câmara Municipal de Barroso já realizou as sessões solenes do Dia Internacional da Mulher, da Inconfidência Mineira, do centenário de nascimento do Cônego Luiz Giarola Carlos, da Reforma Protestante e Dia do Evangélico. A próxima solenidade será a que celebra os 64 anos de emancipação político-administrativa de Barroso, data ocorrida em 12 de dezembro de 1953. A divulgação oficial da sessão deverá ocorrer já nos próximos dias.

Informações Câmara Municipal de Barroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *