Chegou a hora das modalidades coletivas nos Jogos Escolares da Juventude Brasília 2017. Ao fim dos esportes individuais, agora os alunos-atletas de 15 a 17 anos de basquete, futsal, handebol e vôlei dos 27 estados do pais entram em quadra a partir desta terça-feira, dia 20, para a disputa das medalhas na maior competição escolar do país nas três divisões. Os Jogos Escolares da Juventude prosseguem até o sábado, dia 25.
O time de Futsal da Escola Estadual Francisco Antônio Pires, o FAPI de Barroso, campeão da Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais, vai representar o estado nos jogos. A equipe é formada pelos jogadores Andre Moreira de Almeida Velho, Lucas de Souza Furtado, Marcelo Augusto de Oliveira Souza, Marcos Vinicius Assunção Xavier, Matheus Henrique Mariano Campos, Pedro Henrique Cerqueira Rodrigues, Pedro Henrique do Nascimento Passos, Raphael Marlon Damasio Santos, Túlio Pedro de Oliveira Silva e Vinicius Graçano de Freitas.
A equipe estreia nesta quarta-feira (22) às 8h 30m contra o Estado de Goiás.
Com entrada franca para o público, 16 ginásios espalhados pela Capital Federal receberão as partidas dos Jogos Escolares. A programação começa às 8h30 da manhã e termina apenas no fim da tarde.
Para esta segunda etapa da competição, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) convidou um seleto grupo de atletas olímpicos e pan-americanos para atuarem com Embaixadores e inspirarem os jovens atletas com seus exemplos de sucesso: Kelly Santos (basquete), Lenísio Teixeira (futsal), Silvia Helena (handebol) e Fofão (vôlei).
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento esportivo estudantil do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
