Compartilhe:

Nesta próxima segunda-feira (20) acontece em Barroso o 1º Fórum sobre Biodiversidade, Recursos Hídricos e Ecossistemas urbanos do Município realizado pelo CAP (Comitê de Ação Participativa). O evento será das 13h às 17h30, no Teatro Municipal Iracema Rocha.

Para participar é preciso confirmar presença pelo seguinte link: https://goo.gl/forms/jq8sAi7zEb0hkg3G3 ou pelo telefone: (32) 3351-1637 (Flávia ou Karoline) A inscrição é gratuita.

O objetivo é  apresentar e discutir os diferentes serviços ambientais prestados pela biodiversidade; geomonitoramento, recuperação de nascentes e floresta ciliar; ecossistemas urbanos e unidades de conservação no intuito de propor ações e metas.

O fórum será conduzido pelos professores doutores: Dr. Marcos Magalhães de Souza, Prof. Mark Pereira dos Anjos, Prof. Evandro Luiz Coelho, Prof. Fernanda Aparecida Leonardi e Prof. Fernando da Silva Barbosa. Os ministrantes atuam em  diferentes áreas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes.

Programação

  • 13:00 – Credenciamento
  • 13:30 – Composição da mesa redonda (mediador Dr. Marcos Magalhães de Souza).
    Apresentação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sul de Minas Gerais pelo Prof. Dr. Evando Luiz Coelho (Agrônomo)
  • 14:00 – “O valor da Biodiversidade” Preletor Prof. Dr. Marcos Magalhães de Souza (Biólogo) Serão abordados os diferentes serviços ambientais prestados pela fauna e flora, com ênfase na Mata do Baú e Floresta ciliar do rio das Mortes.
  • 14:45 – “Conservação de nascentes” Preletor Prof. Dr. Fernando da Silva Barbosa (Agrônomo). Será apresentada metodologia para recuperação de nascentes e ações com produtores rurais.
  • 15:30 – Intervalo
  • 15:45 – “Geomapeamento” Preletora Profa. Dra. Fernanda Aparecida Leonardi (geógrafa). Será abordado sobre a importância do levantamento físico-geográfico de detalhe e avaliação da vulnerabilidade socioambiental. Especificamente será tratado sobre o mapeamento geomorfológico e o mapeamento de áreas de risco ambiental.
  • 16:30 – “Urbanização e Unidades de Conservação” Preletor Msc Mark Pereira dos Anjos (mestre em Direito urbanístico, da construção e imobiliário pela Université Montesquieu Bordeaux IV). Abordagem acerca do planejamento urbano como ferramenta de desenvolvimento socioambiental e suas múltiplas possibilidades. A necessidade de criação de unidades de conservação como instrumento de conscientização e educação ambiental.
  • 17:15 – Considerações Finais
  • 17:30 – Encerramento

Sobre a CAP

A CAP – Comitê de Ação Participativa, trata-se de um grupo formado por cidadãos barrosenses, criado em 2015 com a missão de mobilizar pessoas e articular ações para um viver melhor no território de Barroso.

É um espaço deliberativo e tem como objetivo construir e implementar coletivamente estratégias e ações que contribuam para o desenvolvimento do município. Foi realizado um planejamento estratégico do CAP que culminou em uma série de reflexões, tendo como nó central o lema “Comprometimento com Barroso”.

Além disso, foram definidas áreas estratégicas para os próximos cinco anos elencadas nos seguintes segmentos: Intersetorialidade, Cultura, esporte e lazer, Geração de renda e Meio Ambiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *