Compartilhe:

Os comerciantes de flores e artigos religiosos na Zona da Mata e no Campo das Vertentes não estão muito animados com as vendas previstas para Dia de Finados, celebrado nesta próxima quinta-feira, 2 de novembro. Para alguns, a tradição de visitar os entes queridos no cemitério vem se perdendo ao longo do tempo e, com isso, as vendas também vêm diminuindo.

O proprietário de uma floricultura no Centro de Juiz de Fora, João Carlos Pacheco, conta que trabalha no ramo há muitos anos e que, em tempos passados, as vendas de flores na data eram maiores do que atualmente.

“Finados ainda é uma data em que conseguimos um aumento satisfatório nas vendas, mas percebo que a cada ano menos pessoas estão indo ao cemitério visitar seus entes queridos. A tradição vem se perdendo e isso reflete diretamente na diminuição nas vendas de flores na data”, explicou.

O coordenador do Mercado de Flores de Barbacena (Mercaflores), Flávio Vieira, concorda com Pacheco e destaca que outras datas comemorativas têm refletido em aumentos mais expressivos nas vendas de flores.

“De alguns anos pra cá, o mercado de flores tem obtido vendas mais expressivas até mesmo no Dia da Secretária do que no Dia de Finados. Ainda assim, acreditamos que os produtores estão se preparando para oferecer belas flores para as pessoas que ainda mantêm viva a tradição de ir ao cemitério”, afirmou.

Os comerciantes do setor são unânimes em afirmar que a data que apresenta vendas mais expressivas é o Dia das Mães. Outras datas, como Dia da Mulher e Dia dos Namorados, também trazem mais expectativas do que no Dia de Finados.

Vieira disse que as flores mais procuradas na data são crisântemos brancos e amarelos, além de rosas de cores variadas, principalmente vermelhas. Um molho de rosas está custando cerca de R$ 7. Os vasos com flores mais procurados estão custando uma média de R$ 13.

Luigi Gallinella é proprietário de uma loja de artigos religiosos no Centro de Juiz de Fora e observou que o aumento nas vendas ainda é muito pequeno. A expectativa maior é para os dias que antecedem o Dia de Finados.

“O aumento ainda é muito pouco, cerca de 2% a 3%. A procura maior, por enquanto, tem sido por crucifixos que são colocados nos túmulos. As velas têm crescimento de vendas de 15% a 20% nos dias mais próximos da data”, avaliou.

Informações G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *