À meia-noite deste domingo(15), moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios em uma hora, pois nesta data começa oficialmente o horário de verão 2017, que vigora até 18 de fevereiro do ano que vem.
Divisor de opiniões entre os brasileiros, neste ano o assunto chegou a Casa Civil, que cogitou em acabar com o horário de verão. A medida foi criada com o objetivo de economizar energia elétrica e vem sendo adotada no país continuadamente desde 1985. Contudo, estudos realizados pela ONS(Operador Nacional do Sistema Elétrico), apontaram que a pratica já não atinge mais as expectativas esperadas, com resultados finais quase neutros.
O assunto foi discutido no dia 24 de setembro, em uma reunião com o presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu. No dia 25, o Ministério de Minas e Energia informou que o horário seria mantido.
De acordo com a Cemig, a demanda máxima de energia pode cair em até 4% , o que seria uma redução de 350 megawatts. Já com relação ao consumo de energia, a redução esperada é de até 0,5%, o que representa cerca de 110 mil megawatts-hora.
Barrosenses contra o Horário de Verão
Em uma enquete promovida pelo Barroso EM DIA, 77 cidadãos(67% dos votantes), não gostam do Horário de Verão, enquanto, 38 pessoas (33%) aprovam. A pesquisa teve no total 115 votos.