Compartilhe:

Em Barbacena, a Fazenda São Miguel, sede da Sociedade São Miguel Arcanjo – projeto socioassistencial que acolhe 450 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social vai abrir à visitação do público a Igreja São Miguel Arcanjo, uma réplica da Abazzia de Sant´Egidio, construída no ano de 1060 na comunidade de Fontanella, na cidade di Sotto Il Monte, Norte da Itália.

A igreja, de arquitetura no estilo românico, levou 10 anos para ser construída e precisou de 200 caminhões de pedras lapidadas para ter sua estrutura erguida. O italiano Marco Roberto Bertoli, idealizador do projeto, é também fundador da Sociedade São Miguel Arcanjo e explica que a obra foi um pedido de seu pai. “Assumi esse compromisso com ele há 17 anos. Mas, primeiro, terminei de construir todos os prédios da Sociedade para atender as crianças e os adolescentes que recebemos”.

De acordo com Bertoli, os anos de 2005 e 2006 foram dedicados à procura do projeto original com o arquiteto do Vaticano (VA). No início das obras, em 2007, o desafio foi encontrar o tipo e a quantidade necessária de pedra e também criar uma escola de lapidação, já que o Brasil não costuma adotar esse tipo de prática em suas construções. A construção foi finalizada neste ano e arquitetos mineiros trabalharam no projeto.

Nos dias 29 e 30 de setembro serão realizados eventos fechados para convidados. A partir de 01 de outubro, o local poderá ser visitado pelo público.

A igreja

Igreja Barbacena 2

Algumas das particularidades desse tipo de igreja são as doze colunas em sua estrutura, que representam os discípulos, e a espessura de 80 cm para cada uma das paredes. O altar é sustentado por quatro colunas redondas, simbolizando a universalidade da fé nos quatro cantos do mundo. O capitel, uma peça decorativa no fim da coluna, tem um papiro na parte alta que expressa a sabedoria, e as folhas de acanto na parte baixa traduz os espinhos da vida, repassando a mensagem de que só têm sabedoria aqueles que sabem viver com os espinhos da vida. As portas, fechaduras e tachos de ferro forjado reforçam o cuidado com os detalhes.

Ainda foram reproduzidas no interior da igreja quatro importantes obras europeias, a fim de presentear os brasileiros com algo que até então só poderia ser visto no velho continente. Produzidas pelos artistas Sérgio Prata e o Franciscano Marcelo Dos Santos, as pinturas são reproduções da Imaculada Conceição de Gianbattista Tiepolo (1767); A divina Pastora, de Illiam-Adolphe Bouguereau (1893); São Miguel Arcanjo, de Loverini (Santuário Mariano, Pompei, 1891) e Jesus Misericordioso, de Eugênio Kazimirowski (1934).

Informações Barbacena Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *