Pelo sexto ano o jornal impresso Barroso EM DIA foi eleito, através de pesquisa popular com os barrosenses, o melhor impresso do município.
A pesquisa, intitulada Os Melhores do Ano, foi realizada, pela empresa Dinâmica Consultória Júnior, da Universidade Federal de São João del Rei, UFSJ, em junho deste ano e o resultado é referente ao ano de 2016. O evento, que já é tradicional na cidade, é idealizado pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso, a ACIB.
Cerca de 300 pessoas foram ouvidas sobre o Melhor Jornal. A maioria disparada, cerca de 75% escolheram o Barroso EM DIA. O segundo colocado teve 10% e o terceiro 7%. Os outros 8% não responderam ou não souberam informar. A pesquisa aconteceu em junho deste ano e ouviu cerca de 300 pessoas em vários bairros do município. A premiação acontecerá em outubro.
“O resultado da pesquisa da UFSJ é uma forma de analisarmos que continuamos no caminho certo, fazendo um trabalho sério, ético, imparcial, e temos o respaldo da sociedade, que é nossa maior razão. Obrigado à população barrosense”, agradece o editor chefe do Barroso EM DIA, Bruno Ferreira.
HISTÓRIA
O Barroso EM DIA, que foi criado em 2006, nos tempos de faculdade pelos jornalistas Bruno Ferreira e Eduardo Pinto, é hoje o principal meio de comunicação da cidade.
Além do impresso mensal, o Barroso EM DIA ainda tem o site de notícias www.barrosoemdia.com.br, um dos portais mais acessados do interior de Minas Gerais, a Fanpage do Facebook, com cerca de 15 mil curtidas, e, a Web Rádio, com músicas e entrevistas.
Nas cinco oportunidades em que foi colocada em disputa a categoria de Melhor Jornal, o Barroso EM DIA venceu todas; 2009, 2010, 2013, 2014, 2015 e agora 2016.
“Não considero essa questão de ser melhor, ser superior a alguém ou algo. O que levo em consideração são as diretrizes do trabalho, a forma como estamos conduzindo e como a população está aceitando nosso trabalho. Procuramos fazer o melhor a cada dia e acredito que este é o caminho, ou seja, tentar não errar”, comenta Bruno que explica que o jornalismo é uma linha tênue. “Fazer jornalismo, ainda mais no interior, é pisar em ovos, todos os dias. As pessoas e instituições que criticamos, e devemos criticar, é este nosso papel, as vezes são muito próximas”, diz o jornalista fazendo referência sobre a seriedade do trabalho. “Sempre vai existir aquele que não vai gostar desta ou daquela matéria. Mas isso no jornalismo é muito comum, aliás, publicar algo que alguém não queira é o verdadeiro jornalismo”, finaliza.