Já está aberta a enquete na página do Barroso EM DIA para você leitor escolher qual a espécie de árvore será o símbolo do nosso município.
É muito simples! Basta você internauta escolher entre as três opções: Ficus / Paineira ou Ipê. Pronto! No dia da árvore, dia 21 de setembro, nós vamos conhecer qual foi à vontade da maioria.
A ideia, que partiu do colunista Antônio Claret, é ter uma espécie que represente a cidade de Barroso, ou seja, árvores que serão símbolos do município.
“Assim como o Pau-Brasil é para o país, ou a Figueira é para Dores de Campos, vamos saber qual a maior identificação dos barrosenses quando o assunto são árvores”, diz Antônio.
Vale ressaltar que não se trata de uma única árvore, como por exemplo: o Ipê do Cruzeiro, a ideia/objetivo é escolher a espécie de árvore, ou seja, todos os ipês da cidade.
Abaixo, um pouco mais sobre as três espécies de árvores que estão em votação no site.Lembrando que só é possível votar pelo computador. Os leitores/internautas não conseguem visualizar a opção através dos smartphones.
Ficus – Ficus benjamina
- Nome Científico: Ficus benjamina
- Nomes Populares: Ficus, Fico, Fico-chorão, Figueira, Figueira-benjamim
- Família: Moraceae
- Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Ornamentais, Bonsai, Cercas Vivas
- Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
- Origem: Ásia
- Altura: acima de 12 metros
- Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado a rápido e, em condições naturais, chega a 30 metros de altura. Suas folhas são pequenas, brilhantes e perenes, de coloração verde ou variegada de branco ou amarelo. Elas têm formato elíptico com a ponta acuminada e apresentam leves ondulações nas bordas. As flores discretas e brancas não têm valor ornamental. Os frutos pequenos e vermelhos são decorativos e atraem passarinhos. Suas raízes agressivas e superficiais chamam a atenção, e não raramente racham vasos e pavimentos.

Paineira-rosa – Ceiba speciosa
- Nome Científico: Ceiba speciosa
- Nomes Populares: Paineira-rosa, Árvore-de-lã, Árvore-de-paina, Barriguda, Paina-de-seda, Paineira, Paineira-de-espinho, Paineira-fêmea
- Família: Bombacaceae
- Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
- Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
- Origem: América do Sul, Argentina, Brasil
- Altura: acima de 12 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
A paineira-rosa é uma árvore bastante popular, e isto se deve principalmente à sua beleza extraordinária e seu curioso fruto. O tronco é cinzento-esverdeado e recoberto de acúleos grandes e piramidais. A madeira da paineira-rosa é bastante leve, mole e pouco resistente, além de não ter boa durabilidade. Pode ser utilizada na confecção de calçados, caixotaria, celulose e artesanato. As folhas são compostas palmadas, com 5 a 7 folíolos. As flores pintalgadas de vermelho, podem se apresentar em diversas tonalidades de rosa, de acordo com a variedade.

Ipê
- Nome Científico: Tecoma stans
- Nomes Populares: Ipê-de-jardim, Amarelinho, Bignônia-amarela, Carobinha, Guarã-guarã, Ipê-amarelo-de-jardim, Ipê-mirim, Ipêzinho-de-jardim, Sinos-amarelos
- Família: Bignoniaceae
- Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais, Plantas Daninhas
- Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
- Origem: América do Norte, América do Sul, Estados Unidos, México
- Altura: 3.0 a 3.6 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
O ipê-de-jardim é uma arvoreta bastante ramificada, que pode alcançar 4 a 6 metros de altura. Ele apresenta folhas compostas por folíolos ovais-lanceolados, sub-sésseis e de bordas serrilhadas. As inflorescências são terminais ou axilares, com muitas flores tubulares, amarelas, muito parecidas com as do Ipê-amarelo (Tabebuia spp). A floração é maior nos meses mais quentes, mas pode perdurar durante o outono. Os frutos são cápsulas glabras deiscentes, compridas e contém muitas sementes aladas.
