A mais tímida da casa, segundo ela mesma, nasceu no Carnaval de 82. Seus pais, Vera Lúcia Teixeira Darge e Walter Darge, ou simplesmente doutora Vera e Walter, como são carinhosamente conhecidos na cidade, trouxeram ao mundo, naquele dia 13, a irmã da Paola, que também segundo ela, sempre foi muito mais famosa.
“Eu sempre fui muito tímida”, diz Lucíola, nossa personagem do Por Onde Anda? deste mês de setembro. E ela anda longe, anda bem, mas anda longe, mais precisamente no interior de Santa Catarina, em Joaçaba, simplesmente a sétima cidade no Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. Uma qualidade de vida maravilhosa que ameniza um pouco a saudade da Barroso dos anos 90 onde viveu momentos inesquecíveis, ao lado das amigas, curtindo os bailes à fantasia no Clube Recreativo e dando voltinhas em torno da Praça Sant’Ana. Aluna do Sant´Ana, a filha da doutora Vera ou irmã da Paola, como era mais conhecida, teve o prazer de desfrutar da cidade onde a Danceteria Focus ditava o ritmo e as tendências da época.

Bons tempos que Lucíola faz questão de guardar, assim como os amigos. “Nossa, como é difícil responder a esta pergunta. Não quero esquecer ninguém. Há amigos que moram longe, mas que sempre que encontro parece que nada mudou. Minhas amigas de infância, Cidinéia, Adely Ana, Milena e Fabrícia. Enfim, tem aquelas amizades que ficaram mais fortes ou começaram na adolescência como Elaine Borges, Paulo Alexandre, Giordana Costa, Roberta Possa e meu irmão, melhor amigo de todos Luiz César Costa”, relata Lucíola que hoje é oficial de justiça do Poder Judiciário Catarinense, onde já trabalha há sete anos. Casada com Rafael Laske, hoje ela é mãe de dois filhos, Rafinha e Clarinha.

“Os três são os maiores presentes que Deus me deu na vida”, confessa a barrosense que também é professora universitária na Faculdade de Direito da UNOESC. Como diria o poeta: a vida é um sopro, passa rápida. A menina franzina de pele morena, que saiu de Barroso com 16 anos para cursar o terceiro ano integrado, nunca mais voltou para a terrinha. Se formou em Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora e se mudou para São Paulo, onde fez pós-graduação em Direito Tributário. E apesar da pouca idade, já deu suas voltas pelo mundo. Trabalhou no Consulado, em Shangai, na China, morou em Londres, no interior da França, mas voltou antes do sol se pôr.
Esta é Lucíola que, como nós mineiros costumamos dizer, está ali, ali bem pertin… em Santa Catariana! Lá está ela, aquela menina de sorriso aberto, tímida, mas de bem com a vida, sempre. Entre a saudade da Barroso e o crescimento dos filhos, ela enfrenta a difícil missão de se dividir e tentar aportar quando possível. “Tenho saudade dos meus pais! Eles são minha base. Tudo que tenho na vida é graças aos esforços e incentivos deles!”, finaliza a morena, que, quando a vida permite, vem fazer “justiça” com as próprias mãos em Barroso.