Encerrando a comemoração dos 10 anos de atividades do Projeto Ortópolis, foi promovido na nossa Câmara Municipal, na noite de 29 de outubro, pela Holcim e Instituto Holcim, um “evento técnico” do qual participaram lideranças comunitárias de Barroso. Nele, a senhora Nísia Werneck, professora e pesquisadora da Fundação Dom Cabral, fez uma análise panorâmica dos projetos patrocinados pela Ortóplis nos seus 10 primeiros anos de existência. O Sr. Paulo César Arns, agrônomo e Mestre em Gestão e Políticas Ambientais, expôs de forma muito objetiva a tese que afirma que só há desenvolvimento sustentável quando as comunidades atuam conjuntamente no nível local e no regional. Se todos não crescerem juntos, o desenvolvimento solitário não se sustenta.
Durante o evento eu me perguntava quantas das cerca de 80 pessoas presentes saberiam o que foi a “CARTA DE BARROSO”. Entre 1996 e 2003, primeiros anos de atividades da Fábrica Barroso sob a administração da Holcim, as relações entre a fábrica e a cidade não se destacaram pela cordialidade. Em consequência disso, com data de 7 de setembro de 2003, lideranças políticas, religiosas, empresariais e formadoras de opinião de Barroso enviaram a “CARTA DE BARROSO” “AOS SENHORES ALTOS DIRIGENTES DA HOLCIM (SUIÇA) E HOLCIM (BRASIL) S/A).” Nela constam seis itens de reclamações e comentários e uma “Conclusão”, na qual, entre outros, há o seguinte parágrafo: “…APENAS QUEREMOS UM POUCO MAIS DE RESPEITO E UM POUCO MAIS DE CONSIDERAÇÃO PARA COM A CIDADE…” Tenho em arquivo cópia da carta e da resposta, datada de Zurique, em 14 de outubro de 2003, e assinada pelo senhor Thomas Knöpfel, Membro do Comitê Executivo. A resposta, a meu ver, é vaga, evasiva e paliativa, mais do que positiva, e justifica ou tenta justificar as atitudes administrativas e de política de pessoal e de relações públicas inicialmente tomadas pelo primeiro Gerente de Fábrica em Barroso.
Após essa troca de correspondências houve mudança do Gerente de Fábrica e do presidente da Holcim (Brasil). Em consequência veio a ser criada a ORTÓPOLIS, projeto do Sr. Edgard von Bütner, consultor do Instituto Holcim. A constituição da Associação Ortópolis Barroso se deu em 8 de outubro de 2004, conforme cópia do seu primeiro estatuto (que tenho em arquivo). Não há dúvida que a Ortópolis tem apoiado projetos muito úteis em termos de estímulo para aqueles indivíduos ou associações que têm algum problema sendo os atores principais na busca da solução. Ao mesmo tempo, os eventuais erros e os muitos acertos da Ortópolis Barroso serviram, certamente, de paradigmas para a atuação social da Holcim e do Instituto Holcim nas localidades em que estão instalados.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.