Compartilhe:

E a falta de educação e valorização ao patrimônio público continua crescente em Barroso.

Vândalos voltaram a pintar e jogar tinta em algumas estátuas da Praça Sant´Ana, no centro da cidade.

De acordo com o funcionário público conhecido como Loiro Pintor, que fazia a restauração na manhã desta terça-feira (25), alguns vândalos desenharam de errorex (tinta branca) na estátua do Castelo Branco, dentro da Praça.

“Fizeram um bigode e um pênis entre as pernas da imagem”, conta o funcionário que a pedido do Secretário de Obras, José Maria Utererê, estava fazendo a remoção da tinta.

“Estou usando aqui lixa, espátula e uma tinta específica para recuperar o patrimônio. Já fizemos isso no Padre Luiz na Praça Gustavo Meireles, no Castelo Branco e agora aqui no busto do Geraldo Napoleão de Souza”, diz o funcionário.

O busto, do primeiro prefeito da cidade, na entrada da Praça, e boa parte da estrutura, tinha tinta vermelha, que provavelmente foi jogada pelos vândalos.

Vândalos desenharam pênis e bigode na estátua
Vândalos desenharam pênis e bigode na estátua. O funcionário já havia feito a remoção

Esta não é a primeira vez que a estátua do Castelo Branco é denegrida. Há alguns anos ela foi totalmente pintada de branco por vândalos.

Outros patrimônios também sofreram recentemente com a atitude de vândalos.

A rodoviária, desde março de 2015, teve suas paredes pichadas e até hoje não foi feita a recuperação. O chamado Castelinho, na Praça Salvador da Silva, passa ano, vem ano, está todo pintado por errorex.

CRIME

O Código Penal Brasileiro define o crime de dano no caput do art. 163: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa”.

No caso de “dano qualificado”, cuja pena é de detenção de seis meses a três anos e multa, estão elencadas nos quatro incisos do parágrafo único do citado dispositivo. Sendo que o inciso III prevê a qualificadora quando o crime for cometido: “contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista”.

A imagem não sofreu danos, mas também foi recuperada
A imagem não sofreu danos, mas também foi recuperada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *