O projeto Cultura & Cidadania realizou, nos dias 13, 14, 19, 20 e 21 de junho, diversas sessões de cinema voltadas para alunos das escolas estaduais e particulares de Barroso, envolvendo um público total de 2.000 estudantes e professores.
Ao todo, foram realizadas 10 sessões no Teatro Municipal Professora Iracema Rocha, que exibiram filmes diversos, escolhidos pelas escolas. A iniciativa foi elogiada pelos professores, que destacaram a importância de levar os alunos a outros ambientes, proporcionando outras formas de acesso à cultura e ao conhecimento. “Com certeza é uma ideia muito boa. Por mais que nossa juventude tenha essas tecnologias dentro de casa e uma facilidade de acesso, quando ela vem a um local público e assiste a uma exibição dessas, ela percebe realmente a mágica do cinema e essa mágica ainda foi mais abrilhantada com um tema propício para os jovens, falando sobre a adolescência, essa fase conturbada que eles passam e que, às vezes, esquecem seus valores familiares e tendem a valorizar a sociedade”, declarou o professor Alessandro de Paula, da Escola Estadual Prefeito Geraldo Napoleão de Souza.
A Diretora da Escola Estadual General Silvano Albertoni, Rafaella Raposo, afirma que, pelo fato da escola ser localizada longe do centro da cidade, dificilmente os alunos conseguem participar de alguma atividade fora da sala de aula e a “Escola no Cinema” criou essa possibilidade. “Quero parabenizar todos os organizadores. É extremamente importante, pois os alunos puderam vivenciar uma coisa diferente, pois o ensino não são apenas as quatro paredes de uma sala. Eles tiveram uma bela aula de cidadania, de patrimônio, puderam conhecer o teatro, que muitas delas, inclusive as da zona rural, não conheciam. Eles estão deslumbrados com o que vivenciaram e, para muitos deles, foi a primeira que puderam ter essa experiência de assistir a um filme num lugar apropriado e arrumado. Parabéns!”, destacou.

O aluno Rafael Felipe afirma que também aprovou a iniciativa Escola no Cinema. “Gostei muito do filme e acho que essa iniciativa de trazer as escolas para o cinema é muito boa, pois as escolas, às vezes, têm auditório, mas não tem os filmes e tudo que é necessário para fazer uma sessão de cinema. A atividade faz com que os alunos fiquem também mais interessados”, explicou.
O professor Wagner Silvânio declarou que foi super interessante, pela temática do filme e por levar uma escola inteira, sabendo que a escola não tem tanto recurso para fazer uma atividade assim com os alunos. “Creio que vai surtir muito efeito. Parabéns ao projeto pela iniciativa de trazer as escolas para assistir aos filmes”, declarou.

Para a professora Drielle Sousa, do Colégio Invictus, a “Escola no Cinema” proporcionou a oportunidade de mudar os alunos de contexto e isso, para eles, é muito bom, por se tratar de uma novidade que amplia os horizontes deles para além do ambiente escolar. A professora Cida Carbonaro, da Escola Sol Nascente, declara que foi uma ótima iniciativa, que juntou a diversão com a cultura. “Proporcionou aos alunos um momento de lazer, de uma nova aprendizagem, um novo espaço e uma nova alternativa para os professores e isso é muito importante”, destacou.
A professora Daniela Afonso, da Escola Estadual Sant’Ana, afirma que a atividade propiciou aos alunos um momento de cultura, interação, lazer e conhecimento. “Muito bom o projeto e a iniciativa, que oportunizou também para nós, professores, esse momento de convivência com os alunos em um espaço bem bacana”, declarou.

As atividades da “Escola no Cinema” retornam entre os dias 03 e 07 de julho. Serão realizadas duas sessões diárias para alunos da rede municipal de ensino e, no dia 14 para professores e funcionários. As exibições serão no Teatro Municipal Professora Iracema Rocha, com entrada franca. A programação será divulgada em breve.
Informações Cultura e Cidadania
