Compartilhe:

Um vazamento de óleo combustível nas adjacências da BR 040, km 704 (próximo à região do Galego), a cerca de 50 metros da Estação de Captação de água do Curso d’água denominado Pinheiro Grosso, ameaça novamente o abastecimento de água em Barbacena, na região atendida pelo Serviço de Água e Saneamento (SAS).

Por conta disso o município publicou no Diário Oficial Eletrônico, na noite de quarta-feira (21), um decreto (Nº 8.174) autorizando o SAS a contratar ou adquirir, em caráter emergencial, os bens e serviços que sejam estritamente necessários para restabelecer e proporcionar o abastecimento normal de água nos locais afetados do Município, pelo prazo de até 90 dias.

barbacena-1-

A justificativa é a possibilidade de desabastecimento e risco de contaminação do sistema de fornecimento de água, ainda que esta captação corresponda a menos de 20% do abastecimento de água na área atendida pelo SAS.

Segundo a direção do SAS, os reservatórios estão cheios e o risco de desabastecimento é bastante remoto, uma vez que o vazamento foi descoberto antes de atingir o local da captação de água. Foram feitas retenções e o decreto tem o objetivo de facilitar e agilizar a compra de materiais necessários ao trabalho de retenção.

O VAZAMENTO

A perícia técnica da Polícia Civil foi chamada na tarde de quarta-feira (21) para iniciar os trabalhos de investigação da origem do vazamento. Segundo Marcela Zaindan, Diretora do SAS, o vazamento não corre o risco de chegar à estação de captação. Ela garante que todo o trabalho de prevenção foi realizado assim que os funcionários da Autarquia descobriram o óleo combustível. A retenção e a contenção iniciais asseguram que não haverá contaminação, “o que precisa agora é um trabalho para limpeza do local, por isso o decreto emergencial”. Se o óleo combustível chegasse ao lençol freático ou mesmo à central de captação, causaria a inviabilização do tratamento da água para consumo.

barbacena-3-

Informações Barbacena Online e fotos G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *