Os gestores municipais mineiros receberão, no primeiro decêndio de julho de 2017, o repasse do 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), aprovado pela Emenda Constitucional EC 84/2014, referente ao período de 1° julho de 2016 a 30 de junho de 2017. Essa conquista era uma demanda da antiga da AMM, desde a gestão do ex-presidente Antônio Júlio, que fazia essa cobrança do Governo Federal.
A assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, destaca que o montante aos municípios mineiros será de aproximadamente R$ 600 milhões, sem a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Uma importante conquista aos gestores municipais em um mês que o Fundo sobre fortes quedas devido às restituições do Imposto de Renda.
Consulte, abaixo, a estimativa de repasses do 1% adicional do FPM. Barroso se encaixa no repasse de 1,2 ou seja, entre 16 e 23 mil habitantes com valor aproximado de R$800 mil.

