Compartilhe:

Nos dias 18 e 19 de junho,  acontece em Barroso o XI Mutirão de Castração a Baixo Custo, promovido pela Associação Protetora dos Animais de Barroso (APAB) e pela equipe dos Veterinários na Estrada.

O valor da castração é de R$ 150, lembrando que a cada quatro pessoas que castram seus animais a preço popular, uma castração de um animal de rua da cidade é viabilizada. As vagas são limitadas.

Os interessados já podem realizar o cadastro de seus animais pelo telefone (32) 99911-9324 ou na Sapataria Mara, com Fania Mara. Você também pode contribuir com a castração dos animais de rua doando nos pedágios que a APAB realiza na cidade e participando dos eventos da associação.

18788609_1371540079602837_613586381_n
Membros da Associação Protetora dos Animais de Barroso

Mais de 1 mil animais à menos nas ruas de Barroso

Durante os 10 últimos mutirões realizados na cidade, desde abril de 2014, já foram castrados (esterilizados cirurgicamente), segundo dados da APAB, 620 animais, sendo 232 exclusivamente de rua, 187 animais de população de baixa renda, que também tem acesso frequente as ruas, além de 200 animais domésticos (que podem ou não ter acesso às ruas da cidade, sendo que destes, 44 são animais que foram adotados por intermédio da Associação).

Além disso, de acordo com Grazielly Melo, membro da Associação, fora a castração desses animais, muitos passaram por outras cirurgias, como retiradas de hérnias, tártaros, tumores, sendo estes animais sem lar ou não.

“A associação faz uma estatística simplista de que se cada animal castrado tivesse em um ano gerado no mínimo seis filhotes, teríamos 3 mil e 714 animais à mais em Barroso. Essa estatística é de apenas um ano. Se colocarmos no papel que a cada seis meses uma cadela ou gata pode gerar novos filhotes e que estes animais em seis meses já podem gerar novos filhotes, essa estimativa se eleva a níveis exorbitantes” declara Grazielly.

Dessa forma, com as castrações já realizadas nos animais sem teto, a 1 mil e 392 animais à menos nas ruas de Barroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *