Compartilhe:
Uma semana após expor a situação financeira e afirmar em Audiência Pública na Câmara Municipal que o “Município está quebrado”, o Prefeito Reinaldo Fonseca (PSDB), publicou no site oficial da Prefeitura sua primeira medida para “enfrentar a crise”.
 
O executivo baixou o Decreto nº 3.407 de 22 de maio de 2017 que estabelece limitação de despesas de pessoal, com vigor por 120 dias, podendo ser renovado por igual período.
No documento, assinado pelo Prefeito, a Prefeitura justifica a medida devido, entre outras questões, a “queda das principais receitas” e “dívidas deixadas pela gestão anterior, principalmente com precatórios”.   
 

O foco do Decreto é a contenção de gastos com pessoal e para isso sete medidas foram tomadas pelo Prefeito. Entre as principais estão a suspensão de férias em dinheiro, férias regulamentares e férias prêmio que motivem novas contratações em substituição ao servidor. O Decreto também suspende a concessão de triênio e quinquênio “até que a crise cesse”. Além dessas medidas, o documento suspende também diárias provenientes de viagens administrativas, exceto em casos excepcionais. Já as horas extras serão convertidas em horas de folga, como já acontece. 

Com relação ao triênio e quinquênio, os servidores que já recebem o benefício não podem e não sofrerão cortes, pois, segundo a Assessoria é direito adquirido.

Ainda segundo o documento, as despesas que forem realizadas em desacordo com o Decreto, “serão objeto de imediata apuração de responsabilidade dos secretários e diretores de Departamento que lhe derem causa”.  

Para ler o Decreto na íntegra clique abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *