30A Polícia Militar em Barroso, como instituição promotora da segurança pública e proteção do cidadão, vem realizando “BLITZ EDUCATIVAS” durante o mês de maio, com distribuição de folders “Dicas PM” sobre segurança no trânsito.
A iniciativa faz parte do MAIO AMARELO, movimento mundial que tem como objetivo, colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar a sociedade por meio de projetos de educação para o trânsito e prevenção de acidentes.
Considerando que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito e que Minas Gerais possui uma das maiores extensões de malha viária do país, contribuindo consideravelmente com esta triste realidade, faz-se necessário providências para a prevenção dos acidentes e seus danos.
O “MAIO AMARELO” surgiu acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”. O mês foi escolhido em virtude da proposta da ONU ocorrida em 11 de maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, sendo escolhida a cor amarela por ser a cor da advertência no trânsito, contida no semáforo para indicar atenção e nas placas de sinalização de advertência.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Estima-se que, se nada for feito, 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.
A intenção da Organização das Nações Unidas (ONU) com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
