Há exatamente cinco anos, estava sendo sepultado, no cemitério paroquial, o corpo do ex-prefeito de Barroso, Arnaud Baldonero Napoleão, o Arnô, que faleceu no dia 18 de maio, aos 59 anos, em Belo Horizonte.
Na ocasião, milhares de pessoas, entre amigos, familiares e autoridades, passaram pelo ginásio do Ceclans, onde foi velado o corpo, para dar o último adeus ao homem que governou a cidade nos anos de 2005 a 2008.
Cinco anos depois, a reportagem do Barroso EM DIA ouviu o atual Prefeito do município,

Reinaldo Fonseca (PSDB), que inclusive foi lançado como candidato pela primeira vez pelo então Prefeito Arnô.
“Dia 18 de maio de 2017 – 5 anos se completam da partida do querido amigo Arnô. Para mim é uma honra ocupar o lugar de Prefeito, que ele ocupou aqui no município. Infelizmente hoje ele não está aqui para ver sua amada esposa desempenhando, com grande competência, a função de vice-prefeita. Se estivesse, com certeza, estaria muito orgulhoso dela e de nossa luta em fazer uma administração correta e, também, pelo trabalho honesto que estamos fazendo, enfrentando com coragem as grandes dificuldades e os desafios de administrar o município pelo qual ele tinha um profundo amor. Tenho consciência do que ele fez a favor do nosso município. Sua memória está preservada e será sempre respeitada por todos nós”, declara o Prefeito que fala com muito entusiasmo do amigo.
Quem também falou com o Barroso EM DIA foi o Presidente da Câmara Municipal de Barroso e irmão de Arnô, Baldonedo Napoleão (PSDB).

“A morte prematura do Arnô abalou profundamente nossa família e deixou imensa saudade no coração de seus muitos amigos. Ele era uma pessoa, simples, humilde, caridosa e generosa. Como Prefeito fez inúmeras obras na cidade e ajudou muito a população. O Arnô deixou uma grande lacuna na vida de Barroso”, diz Baldonedo que relembra com emoção aquele fatídico dia 18 de maio de 2012.
A MORTE
Arnô morreu, por volta das 23 horas, da sexta-feira (18), na capital. Na terça-feira (15),

Arnô havia sentido mal na Universidade de São João del Rei (UFSJ), onde era Coordenador do Curso de Administração, e foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia da cidade e, em seguida, para Belo Horizonte, sendo então submetido a um cateterismo. Segundo familiares, Arnô passou por uma cirurgia no Hospital Vera Cruz, mas não resistiu e faleceu. O ex-prefeito deixou a esposa Wanderléia Napoleão, hoje vice-prefeita, e dois filhos.
Naquela oportunidade, o corpo de Arnô foi direto para a Chácara da família Napoleão, onde

familiares e alguns amigos íntimos aguardavam sua chegada. A urna foi colocada em frente à capelinha construída no local e, após alguns momentos de muita emoção, choro e orações, a família achou por bem que o corpo do ex-prefeito visitasse pela última vez a sua residência. Em seguida o corpo do ex-prefeito foi levado para o ginásio do Ceclans e velado durante todo o sábado e a manhã de domingo. Milhares de pessoas passaram pelo ginásio para se despedir do ex-prefeito de Barroso. Antes de seguir para o cemitério municipal, foi celebrada Missa de Corpo Presente. Após a Missa, Arnô foi homenageado por líderes religiosos, políticos, amigos, além de uma cerimônia da Loja Maçônica Estrela de Barroso, da qual o ex-prefeito fazia parte. A Banda Municipal de Barroso também rendeu homenagens ao ex-prefeito, executando uma das músicas preferidas de Arnô, “My Way”, de Frank Sinatra.


