O temível e polêmico jogo da Baleia Azul chegou em Dores de Campos. A reportagem do Portal apurou na tarde dessa quinta-feira (27/04), que uma adolescente de 14 anos chegou a “rasgar” no seu braço, a imagem de uma baleia, conforme revelou a sua própria mãe, que pediu para não ser identificada.
“Quando vi aquela coisa no braço da minha filha, tomei o celular dela e encontrei a porcaria desse jogo. Fiquei muito assustada e preocupada. Já tinha ouvido falar da Baleia Azul e agora estou passando por isso”, destacou a mãe, completando em seguida: “Ela me disse que se envolveu com o jogo por curiosidade e depois ficou com medo de sair”. A Polícia Militar de Dores de Campos também já foi informada do caso.
Criado na Rússia, o jogo Baleia Azul estaria relacionado a 130 mortes de jovens naquele país. O “game” consiste na realização de 50 desafios de dificuldades crescentes, ordenados por um “mediador”, que trazem risco de vida e induzem à automutilação e culminam com o autoextermínio. A Polícia Civil de Minas investiga quatro casos de pessoas que se mutilaram ou se mataram, supostamente por causa do jogo macabro. Desses, duas mortes foram constatadas.
Atenção para as recomendações do Ministério Público de Minas Gerais
» Fique atento a eventuais mudanças de comportamento do jovem
» Demonstre interesse pela rotina dele
» Adolescentes com a autoestima em baixa são mais vulneráveis
» Dialogue e atraia a confiança de seu filho
» Evite que ele fique muito tempo na internet
» Deixe o computador em um local comum e visível da casa
» Evite expor na internet informações particulares e dados pessoais
» Denuncie grupos e comunidades suspeitas ao #MPMG: crimedigital@mpmg.mp.br
