A Guarda Municipal de São João del Rei está promovendo uma campanha de doação de sangue intitulada “Sangue azul-marinho”. O objetivo é incentivar a população a comparecer ao Hemominas na cidade ao longo do mês de abril, por meio de mobilização usando as redes sociais e a página oficial da instituição.
De acordo com a assessoria, a iniciativa partiu dos guardas municipais Jonathan Oliveira e Gustavo Costa ao convocar os colegas de serviço e, com a adesão de todos, surgiu a campanha. “Até o momento dez servidores fizeram a doação em nome da Guarda Municipal. Até o final de abril, estão previstos mais 15 guardas para doarem no Hemominas da cidade. De modo geral, todos avaliaram positivamente a experiência”, informou a assessoria.
O guarda municipal Fernando Santos doou pela quinta vez e recomenda que todos, que puderem, façam esse gesto que pode salvar vidas. “Essa campanha é um incentivo, um exemplo para a população são-joanense. Antes eu doava apenas pensando em fazer o bem para o próximo, agora, além disso, tenho essa responsabilidade de fazer uma propaganda positiva”, disse ele via assessoria.
Ao encontrar o incentivo que precisava, o guarda municipal Rodrigo Resende doou pela primeira vez. “Nossa função é a de ajudar os cidadãos. E essa é uma grande oportunidade que eu não poderia perder”, destacou.
A Guarda Municipal de São João del Rei foi criada em 2016 e conta com 50 servidores. Eles passaram por um treinamento durante três meses. Os guardas auxiliam na segurança pública, na educação no trânsito e na proteção do patrimônio público.
Doação de sangue
Para doar sangue, a pessoa deverá estar alimentada e em condições plenas de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento original que contenha foto, filiação e assinatura. É necessário ter mais de 50 kg e, para quem já é doador, respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para os homens, 60 dias.
