Compartilhe:

No início da tarde do dia 16 de dezembro, mais uma pessoa de Barroso acabou sendo vítima do golpe do falso sequestro. Desta vez, uma idosa, que recebeu o telefonema dos bandidos, no qual uma mulher se passava por filha da vítima, alegando que havia sido sequestrada. O prejuízo, de R$ 400, só não foi maior porque uma conhecida da idosa desconfiou da situação e a alertou sobre o golpe.

deposito-falso-sequestroÀ Rádio Liberdade FM, familiares deram detalhes de como tudo aconteceu. Os golpistas telefonaram para a idosa e, do outro lado da linha, uma mulher chorando, dizendo que era filha da senhora. Durante a ligação, a barrosense, nervosa, ainda acabou dizendo nomes de outros familiares aos bandidos. “Eles perguntaram se minha avó tinha R$ 10 mil. Ela falou que só tinha os R$ 400 e eles falaram pra ela depositar em uma conta, na casa lotérica. Minha avó foi rapidamente na loteria e fez o depósito”, destacou uma neta da vítima.

Ao chegar em casa, os bandidos fizeram novo contato, pressionando a vítima a conseguir mais dinheiro. A barrosense teria declarado que possuía outros R$ 1.000 no banco. Foi quando os bandidos ordenaram que ela sacasse o valor na agência e fizessem um novo depósito. A vítima foi ao banco para sacar o dinheiro e pediu ajuda ao funcionário da agência, que perguntou para que ela precisava da quantia. “Minha avó disse a ele que não podia falar pra que era o dinheiro e foi quando uma amiga da família ouviu a conversa e disse que era pra ela ter cuidado, pois isso parecia ser um golpe”, contou a neta.

Assim sendo, a Polícia Miltar foi acionada e informada sobre o caso. O boletim de ocorrências foi confeccionado e o caso agora está com a polícia. A conta na qual a quantia foi depositada é no nome de Patrícia Alves dos Santos, agência 0180, conta 013 00077112-2, da cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.

Orientação da PM

A Polícia Militar esclarece sobre as diferenças básicas entre um sequestro real e o falso sequestro. Num sequestro real, o sequestrador passa algumas informações sobre a vítima e desliga dizendo que irá ligar novamente, pois ele não quer ser localizado nem identificado, voltando a ligar dias depois.

No falso sequestro, geralmente a ligação é de um código de área de outro Estado ou de número bloqueado. Ele não fala dados sobre a vítima e espera obter alguma informação através do estado emocional da pessoa que está recendo a ligação para, então, comentar sobre a identidade do suposto sequestrado. Ele pressiona a vítima para não desligar o telefone até que receba o dinheiro, pois assim tenta evitar que se entre em contato com o suposto sequestrado e consigam desmascarar o golpe.

Observações:

– O valor solicitado para o resgate é pequeno, em torno de R$ 1.000 a R$ 10 mil, ou créditos para telefones celulares pré-pagos;
– O negociador aceita qualquer quantia e abaixa os valores rapidamente a pedido da vítima;
– As ligações normalmente são a cobrar ou oriundas de outros estados, como Rio de Janeiro, Bahia, Goiás etc.
– O fato de o bandido fornecer uma conta bancária para depósito do dinheiro é um forte indício de golpe e não de sequestro;
– De forma geral, durante a conversa, NUNCA forneça ou confirme qualquer dado seu ou de seus familiares, quais endereços, local de trabalho etc. Se forem verdadeiros sequestradores já saberão tudo, se não forem é melhor não muni-los de informações sobre você e sua família.

Dicas de segurança:

1. Não compre os cartões de recarga;
2. Quando eles percebem que não vão conseguir extorquir, eles desistem;
3. Não se desespere você não está correndo risco;
4. Procure ter em casa se possível um identificador de chamadas, facilita muito a identificação, principalmente se for ligações de outros estados;
5. Não tome atitudes precipitadas;
6. Quando isso acontecer, procure primeiramente a pessoa que foi alva do suposto sequestro;
7. Evite conversar com o criminoso, finja que o telefone está com problemas, e desligue;
8. Fale que ele ligou para o número errado, ou diga que você é apenas um empregado que começou a trabalhar há pouco tempo;
9. Após esse tipo de ligação, deixe o telefone fora do gancho ou não atenda a ligações de números desconhecidos por algumas horas;
10. Não atenda pedidos estranho para qualquer procedimento no celular;
11. Não receba ligações a cobrar, principalmente quando o interlocutor for desconhecido (Se o interlocutor for desconhecido, desligue. Policiais e bombeiros não telefonam para informar sobre acidentes (a tarefa cabe aos hospitais) nem, muito menos, ligam a cobrar)
12. Procure orientar os familiares idosos, pois são as vítimas preferidas dos criminosos.
13. Não ajude o bandido dando-lhe informações. Exemplo:
– Sua filha sofreu um acidente.
– A Fernanda? O que aconteceu com a Fernanda?
O nervosismo faz com que muita gente, sem perceber, acabe passando aos bandidos informações que serão usadas para pressioná-las. Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconhecidos ao telefone;
14. Tire os adesivos do carro. Adesivos com o nome da academia de ginástica ou da faculdade, assim como placas que reproduzem o apelido dos motoristas e páginas em Facebook, são preciosas fontes de informação para os bandidos. Evite e peça aos seus filhos para evitar.

Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado, a polícia pode identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas dele.

O melhor combate a este tipo de crime é a prevenção e a orientação.

 

Informações Rádio Liberdade FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *