O atrativo “Janela do Céu”, no Parque Estadual do Ibitipoca, foi reaberto na manhã de segunda-feira (5) após 38 dias fechado.
A decisão foi divulgada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que informou que a segurança do local, que seria o motivo do fechamento, está sendo planejada pela gerência e servidores do setor. O monitoramento do local será feito com o auxílio de guarda parques.
O local estava fechado por tempo indeterminado desde o dia 29 de outubro. Um anúncio pubilicado no perfil do Facebook da instituição dizia que a restrição era por segurança e estava embasada no artigo 4º da Portaria 32 do Instituto Estadual de Florestas (IEF), publicada em 25 de fevereiro de 2015.
O gerente explicou que, entre os fatores que motivaram o fechamento estavam o acidente com uma visitante em abril e a falta de funcionários terceirizados.
Queda da ‘Janela do Céu’
Em abril, foi registrado o primeiro acidente no local, segundo a gerência do Parque. A bancária Thaís Costa Mota Pereira, de 27 anos, perdeu o equilíbrio ao posar para uma fotografia e caiu de uma altura de 35 metros.
Ela sofreu escoriações generalizadas, teve suspeita de trauma na cervical, tórax e quadril. “Nasci de novo. O sentimento que tenho é de gratidão por estar viva. Durante a queda eu só pensava que ia morrer. Parecia um tempo interminável”, disse na época.
Ela teve alta após quatro dias de internação na Santa Casa de Juiz de Fora.
O parque
Criado em 4 de julho de 1973, o Parque Estadual do Ibitipoca ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, em uma área de 1.488 hectares, entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca.
A unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. É uma das reservas mais visitadas do Estado, uma das mais conhecidas do Brasil e está entre as principais atrações turísticas da região.
Visitação
O Parque Estadual do Ibitipoca fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 7h às 18h. No período de férias escolares e em feriados o parque abre também às segundas-feiras. Os visitantes podem entrar na unidade até as 17h e os campistas, até 17h30. O centro administrativo funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Nos demais dias, a visitação é feita somente com agendamento.
O centro de visitantes funciona das 8h às 13h nos dias úteis. Em finais de semana e feriados, o horário é das 8h às 12h e das 13h às 15h, podendo ser estendido em casos de aumento no número de visitantes.
Informações G1