Compartilhe:

Alunos do Campus Barbacena do Instituto Federal Sudeste de Minas ocupam o prédio da instituição, desde a manhã dessa quarta-feira (23).  A decisão, segundo informações publicadas na página “Ocupa IF Barbacena”, se deu após assembleia realizada na noite de terça-feira (22), com a presença do diretor-geral, DCE, Centros Acadêmicos e Grêmio. Foram 450 votos favoráveis, 299 contra, e com 16 abstenções na questão da ocupação.

O movimento vem se tornando comum nas instituições públicas de ensino em protesto à PEC 241 (55), já aprovada na Câmara dos Deputados, e a Reforma do Ensino Médio.

A ocupação deve durar pelo menos 20 dias. De acordo com o movimento, os professores serão impedidos de entrarem na instituição enquanto durar o movimento, “só será permitida a entrada única e exclusivamente de alunos, e nela estará acontecendo aulas de teatro, aula sobre política, etc… e os professores que aceitarem os termos, poderão participar”.

A direção do IF Barbacena ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fato.

Nota publicada na página do movimento Ocupa IF Barbacena:

Foi realizada no campus uma votação no ensino médio e superior, da qual estavam cientes o diretor-geral, DCE, Centros Acadêmicos e Grêmio. Com 450 votos a favor, 299 contrários e 16 abstenções, a comunidade discente votou pela ocupação. Nossa educação sofre os mais graves ataques desde a ditadura militar, como a PEC 241/55, a MP 746, da reforma do Ensino Médio, e o Escola sem Partido.

Diante de retrocessos tão profundos não só na educação mas em todas as áreas sociais, entendendo a necessidade de uma luta intensa e radicalizada contra tais medidas, e diante da omissão dos servidores, que suspenderam a greve por considerar mais importantes 20 dias de calendário letivo e uma eleição para diretor-geral do campus do que 20 anos de sucateamento da educação pública do país, o prédio sede do IF Sudeste MG Campus Barbacena está OCUPADO pelos alunos, com a pauta de lutar contra esses retrocessos e pela suspensão do calendário escolar.

Entendemos que o momento mais do que nunca exige mobilização, não é momento para nos fecharmos em nossa bolha e enxergarmos apenas nosso umbigo. Antes vinte dias atrasados que vinte anos sucateados. Se eles lá não fazem nada, faremos tudo daqui”.  Barbacena, 22 de novembro de 2016.

 

Informações Barbacena Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *