O Corpo de Bombeiros combateu, na noite deste sábado (18), um incêndio em vegetação, no bairro Manoel de Paula, em Conselheiro Lafaiete. De acordo com testemunhas, o dono do lote ateou fogo na propriedade para realizar a limpeza do terreno. As chamas saíram do controle e ameaçaram às residências vizinhas. A Polícia Militar compareceu ao local e, confirmada a veracidade dos fatos, deu voz de prisão ao proprietário do imóvel.
De acordo com informações do cabo Júnior, chefe da equipe que atendeu à ocorrência, não era um lote muito grande, mas o terreno era acidentado, o que fez com que o fogo chegasse próximo às casas em volta, além de destruir grande parte da vegetação”. A Polícia Militar foi acionada por pessoas que passaram pelo local e a guarnição chefiada pelo sargento Rocha encaminhou o proprietário do lote para a delegacia. Apesar do grande risco, os imóveis vizinhos não sofreram danos de maior gravidade.
Limpeza do lote deve ser realizada de forma consciente
Causar incêndios pode ter graves consequências para o meio ambiente e para a vida humana e tem punições previstas em lei. O cabo Júnior dos bombeiros alerta: “Para fazer a limpeza de lotes, o dono deve recorrer à capina e posterior retirada do mato. A queima não autorizada é crime e pode ser punida com prisão e multa”. Segundo a Lei 9.605/98, provocar incêndios ambientais pode ser punido com multa e reclusão de seis meses a um ano. Porém, se for constatado que o fogo causa risco a vida e o patrimônio de outrem, o artigo 250 do Código Penal prevê que o crime passa a ter pena de reclusão entre três e seis anos e multa.
Caso presencie alguém ateando fogo em mata ou qualquer lugar, o cidadão pode fazer contato com a Polícia Militar pelo 190 e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Informações Fato Real

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.