Compartilhe:

São João del-Rei irá contar a partir do próximo semestre com mais um curso de Medicina. O Instituto Presidente Tancredo de Almeida Neves (Iptan) já está com inscrições abertas, até o próximo dia 23, para os interessados em participar do processo seletivo que acontecerá em 26 de julho. A previsão de início das aulas no dia 11 de agosto.

medicinaO curso teve aprovação do Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira, 3, e a instituição de ensino superior abrirá 38 vagas para os futuros graduandos. De acordo com o diretor geral do Iptan, Ricardo Viegas, o processo solicitando a implantação de Medicina em São João del-Rei foi almejado em 2012 e desde então a equipe da instituição tem cumprido uma série de determinações para a aprovação do pedido. “Primeiro encaminhamos toda documentação e o projeto pedagógico do curso. Para implantação da graduação também tínhamos que ter conceito institucional 4, de uma nota que varia de 1 a 5. Também tivemos que comprovar, através da vistoria de uma comissão do MEC (que ocorreu em setembro de 2013 com dois professores de São Paulo) que a gente tinha toda estrutura necessária para o funcionamento do curso, incluindo salas, laboratórios, livros, pré-contrato com professores”, explicou.

Viegas lembrou também que depois de todo esse tramite o processo foi encaminhado para o Ministério da Saúde e teve um parecer favorável do Conselho Nacional do setor. “Eles fizeram uma análise sob a ótica da infraestrutura da saúde na região, ponderando benefícios e custos. Depois do parecer ele retornou para o MEC. Então tivemos a publicação favorável para implantação da graduação”, comemorou o diretor geral.

Sonho antigo
Ainda conforme Viegas, essa era uma meta antiga do Iptan, mas que foi guardada até que a instituição tivesse maturidade e conceito para entrar com o pedido do curso no Ministério da Educação. “A gente se preparou primeiro para depois pedir o aval. Além disso, também observamos o aspecto financeiro da instituição para solicitar a implantação do curso”.

Quanto à instalação de um Hospital Universitário, Viegas explicou que já há algumas parcerias sendo firmadas. “Temos convênios com várias instituições de saúde, inclusive a Santa Casa de São João del-Rei e a de Belo Horizonte. A nossa ideia é que todo o curso seja desenvolvido na cidade. Mas se for necessário os alunos podem fazer até um ano de curso na capital”, disse.

Quanto à contratação dos professores, Viegas informou que já há pré-contratos com educadores para os dois primeiros anos do curso. Porém, a previsão é de pelo menos 30 profissionais sendo contratos para ministrar aulas na graduação. Tudo isso além dos preceptores que vão atuar dentro da instituição de ensino. “Nossa intenção é contratar professores com doutorado ou mestrado”.

O diretor presidente do Iptan, Nicolau Carvalho Esteves, esteve na cidade e destacou o porquê da escolha de São João del-Rei para Medicina. “O Iptan está na cidade há mais de 10 anos e a escola já está pedindo há algum tempo o curso de Medicina, o que só foi possível viabilizar agora”, disse.

Quanto aos valores das mensalidades de R$7,8 mil, que têm sido questionados nas redes sociais, o diretor-presidente explica são justificados pelo número reduzido de alunos. “O MEC aprovou o curso para 38 estudantes. Normalmente, as turmas de Medicina são compostas por 60 a 100 pessoas. Com menos graduandos, o valor da mensalidade é mais alto”.

Qualificação
Ricardo Viegas também afirmou que concretizou um convênio com a Universidade de São Paulo (USP) em que os profissionais da área de saúde da região poderão se qualificar com mestrado e doutorado lá.

Outro ponto é a construção de um novo campus do Iptan. “Nossa previsão é que em dois anos nosso novo campus já esteja pronto”, afirmou Viegas sem antecipar onde será o local da sede, já que o espaço ainda está em negociação.

Agradecimentos
O diretor geral lembrou ainda que a implantação do curso de Medicina foi graças ao empenho de todos os funcionários da instituição, em especial do diretor de Pesquisa e Extensão, professor Hebert de Souza, e da diretora de Graduação, professora Maria Tereza Lima.

Viegas destacou também que a implantação da graduação é uma conquista não só da cidade, mas de toda região. “Vamos fazer vultuosos investimentos para a construção do novo campus. Além de trazer benefícios diretos e indiretos para toda área de saúde. A cidade também ganha muito com os alunos que vão vir para residir aqui”, finalizou.

Novos cursos
O Iptan também pleiteia outros cursos para o instituto. “Já está em negociação no MEC a implantação dos cursos de Odontologia e Engenharia Civil para a cidade. Já tivemos um primeiro parecer positivo para a abertura dessas graduações”, disse Viegas.

 

Informações e foto Gazeta de São João del Rei

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.