A coluna “Do Fundo do Baú”, do jornal e site Barroso EM DIA, idealizada pelo historiador Wellington Tibério, criada em fevereiro de 2013, e que resgata historias e fatos curiosos da memória barrosense, vai virar livro.
O historiador e o jornalista Bruno Ferreira, editor-chefe do Barroso EM DIA, se reuniram e chegaram à conclusão de que os inúmeros acessos da Coluna, via site, e a enorme repercussão do jornal impresso, merecia uma atenção maior. “Eu e o Tibério sempre tivemos o sonho de escrever um livro sobre nossa cidade. Dessa forma, depois de algumas conversas e planejamento, chegamos à conclusão de que a Coluna merece um livro”, diz Bruno.

Quem ganha são os leitores saudosistas que “lutam” por um jornal impresso a cada quinzena e “invadem” as redes sociais atrás da Coluna. Ainda segundo o jornalista, a ideia é aproveitar o conteúdo da Coluna e transformar cada história em um capítulo. “Temos como objetivo mesclar a realidade com a ficção. Queremos introduzir alguns personagens folclóricos de Barroso e relembrar vários episódios, sejam trágicos, cômicos e amorosos. Tudo isso com uma escrita divertida e saudosista”, detalha o editor.
Quem, por exemplo, não gostaria de saber o que realmente aconteceu com o holandês Martem Kingma quando foi encontrado morto pela manhã em dia festivo no arraial de Barroso? Como nasceu o bloco de carnaval Quem quiser que me acompanhe? A história de Romeu e Julieta barrosense? Enfim, Chico Lopes, Genésio Graçano, Geraldo Acácio e grande elenco farão parte da história no mínimo inusitada.
“Não esperava tanto sucesso da coluna, pois optei por contar fatos pouco conhecidos ou polêmicos de nossa história. Ao ser informado desta possibilidade fiquei contente por saber que um trabalho desenvolvido com muita dedicação esta sendo reconhecido e tomando outros formatos de divulgação”, declara Tibério.
Quem não perde uma Coluna e vibra com o Fundo do Baú, é o Professor e Colunista Paulo Terra, que também fará parte do livro. Segundo Tibério é interessante ter a visão de uma pessoa que tão conhece e vivenciou os fatos barrosenses. “Será um prazer ter um mestre como Paulo Terra dentro deste Projeto”, diz o historiador Tibério.
“Quem conhece Laurentino Gomes, que escreveu, por exemplo, os livros 1808, 1822 e 1889, que falam sobre a história brasileira, tem uma idéia da forma como vamos escrever mais um livro sobre a cidade de Barroso”, finaliza Bruno Ferreira.
Tibério é historiador graduado pela Universidade Presidente Antônio Carlos, a Unipac. Já Bruno tem graduação em jornalismo pela Universidade de Fumec de Belo Horizonte. Juntos, eles idealizaram a Coluna Do Fundo do Baú, que tem cerca de mil visualizações por edição.
O último e único livro sobre a história barrosense foi publicado em 1979. Intitulado “Barroso, Subsídios para a História do Município”, de Geraldo Napoleão, foi uma obra com edição esgotada, um grande sucesso da década de 80.


Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.