Barroso chegou a 18 casos confirmados de dengue em 2015. Segundo os dados divulgados pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Barroso, através do agente de saúde Márcio Ferreira, os três novos casos são no Centro. De março até maio deste ano, 15 casos foram registrados na cidade.
Dos 18 casos confirmados, o Centro é que reúne o maior número, oito até agora. Foram registrados dois no Jardim Europa, dois no Joaquim Gabriel de Souza (Guede), dois no Guimarães, e um nos bairros Santa Maria, Genésio Graçano, São José e Irmãos Pintos.
Até agora, foram feitas 93 notificações da doença. Segundo Márcio, seis casos aguardam resultados e um será mandado para análise ainda esta semana. “Com o inverno, chegamos a um período de baixa infestação do mosquito, mas a população deve se manter alerta”, afirma o agente de saúde. “Com as chuvas do final do ano a epidemia pode voltar a cidade, então não podemos descuidar”.
Caso de Zika
De acordo com Márcio, um barrosense que mora em Belo Horizonte teria sido diagnosticado com zika. “A pessoa trabalha em BH e contraiu a doença lá, o caso foi notificado e tratado na capital mineira”, explica.
A Zika é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, mas com sintomas mais amenos, como febre baixa e manchas vermelhas no corpo.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.