Compartilhe:

Papo Cabe+ºa

Barroso recebeu nesta segunda (11) e terça-feira (12) os projetos Papo Cabeça e Olhar Cultural, ambos promovidos pela Holcim com o apoio da Prefeitura. Voltados para a conscientização e educação da população, os projetos contaram com a presença de convidados que são referência nos assuntos abordados.

Nos dias 11 e 12 de maio foi realizado o Papo Cabeça, no qual o teólogo e pós-graduado em psicopatologia e dependência química, Fabian Nacer, fez cerca de 1.400 pessoas refletirem a respeito do uso de drogas e do álcool. A partir de sua própria experiência, uma vez que é ex-dependente e ex-morador da Cracolândia, Fabian estimulou o debate na comunidade e sentiu ter transmitido sua mensagem. “Dos 1.300 jovens que conversei nestes dois dias na cidade, tenho certeza que me ouviram 700. Estes irão pensar duas vezes antes de experimentar uma gota de álcool e ou qualquer outra droga. Então, já valeu a minha passada por Barroso”, afirma o palestrante.

IMAGEM“Muito interessante a abordagem do Fabian, pois a droga e o álcool são o mal do século e a palestra nos ajuda bastante a refletir o que é bom ou ruim para os adolescentes”, conta Carolina Silva, de 17 anos, aluna do ensino médio da Escola Estadual Francisco Antônio Pires. A opinião dela é compartilhada pela professora do sétimo ano da Escola Estadual Prefeito Geraldo Napoleão de Souza, Vanessa Mota Campos. “Ótima iniciativa da Holcim, levando em consideração que grande parte dos viciados iniciam na adolescência. É importante que hajam ações deste tema com os nossos alunos desde cedo”, avalia.

Outra participante que aprovou a iniciativa foi Carla Basílio, moradora do bairro Bandeirantes. “Este assunto é propício à nossa realidade. Com uma linguagem simples e de fácil entendimento, o Fabian nos ofereceu uma base para lidar com os filhos e ficarmos atentos a qualquer sinal ou risco deles estarem usando drogas. Parabéns à Holcim por esta iniciativa de incentivar a prevenção às drogas na cidade”, diz.

Os encontros do Papo Cabeça aconteceram nas escolas estaduais Geraldo Napoleão de Souza, Cônego Luiz G. Carlos e Francisco Antônio Pires e na Câmara Municipal de Barroso, reunindo pais, estudantes e a comunidade barrosense.

Olhar Cultural capacita professores

Olhar Cultural 1

O segundo projeto promovido pela Holcim esta semana teve início no dia 12. A abertura do Olhar Cultural foi com uma capacitação que reuniu cerca de 30 professores da rede municipal de ensino no Auditório Iracema Rocha. A bióloga e educadora ambiental Silvia Gomes Pires Carvalho abordou as temáticas da coleta seletiva e de reaproveitamento e descarte de resíduos sólidos por meio da apresentação de vídeos e realização de dinâmicas. A educadora destacou a importância de se capacitar professores sobre assuntos tão atuais. “”Eles são formadores de opinião e, levando esses conceitos que aprenderam para a sala de aula, transmitem o conhecimento. A ideia é que os professores mostrem aos alunos a importância da preservação ambiental para a manutenção das gerações futuras e que esses alunos sejam multiplicadores, passando as informações para dentro de suas casas. Assim, os filhos começam a cobrar seus pais para que se adequem a uma nova realidade, fazendo com que o meio ambiente fique menos poluído, além de reaproveitarem o lixo e ainda gerar renda” afirma.

Olhar Cultural 2Os participantes concordam com a palestrante sobre a relevância da temática. “O tema abordado foi excelente e está em voga. A gente precisa saber para ajudar mesmo o planeta, que está necessitando tanto que cuidemos dele. Eu adorei o trabalho, foi prático, útil e a gente vai conseguir trabalhar com nossos alunos de forma lúdica e trazendo coisas úteis”, conta a professora Sílvia Helena Bello de Castro.  

O Olhar Cultural tem programação até setembro e trará para Barroso, além de outras capacitações, diversos espetáculos teatrais e oficinas de arte e educação para ajudar na conscientização ambiental da população. As próximas atividades serão as oficinas de fotografia e de grafite que serão realizadas nos dias 29 e 30 de maio.

Informações da Assessoria de Imprensa da Holcim

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.