Uma das cidades coloniais de Minas mais visitadas e sempre com boa programação cultural em cartaz passa por novos tempos turísticos. Com uma iniciativa para todos os fins de semana e feriados, a Prefeitura de Tiradentes decretou que o Centro Histórico será fechado a automóveis e motos nesses períodos. A medida foi aplicada pela primeira vez no fim de semana passado e se estendeu até o feriado do dia 21 de abril.
A proposta de impedir o trânsito de automóveis no Centro Histórico surgiu há mais de cinco anos, quando também começaram os debates para avaliar impactos, efeitos e outras questões. De acordo com o prefeito de Tiradentes, Ralph Justino, essa é uma demanda de mais de 90% dos turistas.

O objetivo da campanha Viva a história a pé é preservar o Centro Histórico e evitar a circulação de veículos de grande porte que possam por ventura danificar o patrimônio datado dos séculos XVIII e XIX, além de incentivar as pessoas para que façam o deslocamento, de um ponto turístico ao outro, a pé.
Há exceções à regra. Em Tiradentes, há credenciamento destinado aos moradores e hóspedes das pousadas que estão dentro do Centro Histórico. Os moradores devem estacionar em suas respectivas garagens. Para os idosos e os portadores de necessidades especiais, os táxis vão circular regularmente de um ponto turístico ao outro.
Já nas pousadas, no ato da reserva o turista é avisado sobre o uso da credencial.
Tiradentes é a primeira no Estado a adotar tal medida e a segunda do país, logo atrás de Paraty, no Rio de Janeiro.
Informações do Gazeta de SJDR

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.