Em uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (13), a Holcim, através do Supervisor de Relações Externas e Gestor Local do Instituto Holcim, Maurício Ferreira, finalizou o Projeto Elos, que foi executado no Bairro Bedeschi.
Bairro, que inclusive, foi escolhido através de um processo de entrevistas com várias camadas da sociedade barrosense. Durante uma semana, o Projeto reuniu autoridades e moradores do próprio bairro na realização de um sonho coletivo, ou seja, a construção de uma Praça no Bedeschi.
“Durante as entrevistas ficou claro que o Bairro do Bedeschi era o que realmente necessitava da introdução deste Projeto. Sendo assim, reunimos um grupo de 30 pessoas e com o apoio de autoridades e voluntários, começamos, depois de descobrir qual era o sonho da comunidade, colocar a mão na massa. Como já era previsto, a Praça, dentro da rotatória principal do Bairro foi o resultado”, declara Rodrigo, do Instituto Elos.
Depois de várias conversas entre população e o dono do terreno, Igreja, através do Padre João Rodrigues, uma parte do terreno foi cedida a comunidade para a construção que aconteceu no final de semana pelos próprios moradores.

“Achei que seria em um único dia e acabei ficando uma semana para participar do Projeto. De qualquer forma estou muito feliz, que nós, do Bairro, conseguimos realizar o sonho da construção da Praça”, ressalta Willian José de Souza Ferreira, 22, Pedreiro, que participou ativamente do Projeto que contou com o apoio do Executivo, de empresas particulares, vereadores e principalmente da comunidade local.
Quadra de esporte, mesas, bancos, parque de diversões e até um quiosque fazem parte do sonho dos moradores do Bedeschi. “Estamos finalizando o trabalho ainda esta semana. De qualquer forma já estamos felizes de ver nossas crianças brincando na Praça”, diz Willian.
O projeto só foi possível com a compreensão do Padre e do apoio de toda cidade. “Aliás, gostaria de salientar que o Projeto também foi responsável por um momento histórico em Barroso. Tivemos Padre e Pastor juntos, rezando ou orando, em prol da comunidade. Foi um momento único”, declara a vereadora Wanderléia Napoleão, que participou ativamente do Projeto.
Direta e indiretamente, quase 500 pessoas estiveram envolvidas na iniciativa do Instituto Holcim e realização do Instituto Elos. “Muitas pessoas nos perguntam porque não pegamos o dinheiro investido no Projeto e construímos uma Praça para o povo do Bedeschi. Quero deixar claro que este não é nosso objetivo. Temos como meta envolver a sociedade e mostrar para os cidadãos que eles são capazes. E conseguimos. Vimos isso aqui no semblante de cada morador deste Bairro, ou seja, um sentimento de conquista, de que sim, eles são capazes”, diz Maurício Ferreira.
Por fim, Rodrigo, do Instituto, declarou que Barroso é uma cidade rica, que percebeu uma pré-disposição muito grande dos cidadãos em ajudar. “É um município organizado, com suas entidades, sedes, grupos religiosos atuantes, enfim, já rodei este mundo realizando o Projeto, mas este aqui em Barroso teve um significado muito valioso”, relata o santista Rodrigo.
A Praça construída pelos próprios moradores está em fase de acabamento e as crianças já estão se divertindo com os brinquedos da área de lazer.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.