Mais uma noite de emoção na Câmara Municipal de Barroso. O poder Legislativo realizou na noite dessa quinta-feira (6), Reunião Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado em todo o mundo no próximo dia 8 de março, domingo.
Uma das grandes novidades deste ano, foi a apresentação de Sheila Schinneider Alves, que em outras ocasiões, já chegou a apresentar o Festival da Canção da Prefeitura Municipal, ao lado do saudoso Antônio Marcos Pinto.
Receberam diplomas de Honra ao Mérito: Alaíde Mandú, Kátia Maria de Lima Resende Boa Vida, Rosemeire Aparecida da Silva Tostes, Amélia Ferreira Nacif, Maria do Carmo de Freitas, Ana Henriques Gomes e Viviane Maria de Souza Basílio. Título de Cidadã Honoraria: Irene do Nascimento Carvalho.
Porém, a grande honraria da noite, o Diploma e a Medalha da Comenda Feminina do Mérito Social e Cultural Dona Quininha, foi entregue a comerciante Ely Suttana, da Loja da Nem Suttana.
Ely nasceu na década de 30 e passou uma vida inteira atrás dos balcões. Aos 85 anos é considerada uma das comerciantes mais tradicionais da cidade. Católica, Ely, sempre participou ativamente dos movimentos religiosos de Barroso. “É o dia mais feliz da minha vida. Não esperava este reconhecimento. Estou muito emocionada e agradecida por tudo”, diz Ely que foi representada na tribuna pela ex-vereadora Verinha.
O nome da comerciante foi sugerido pelo vereador Jayminho ( PPS) e aprovado por unanimidade na Casa. “Foi muito interessante, porque entramos para uma reunião e cada um tinha uma opção, mas quando eu levantei o nome da Ely, todos concordaram e a reunião foi muito mais rápida do que nós imaginávamos”, declara Jayminho que aproveita para ressaltar que os trabalhos não só a frente do comércio, mas para a sociedade barrosense e a igreja o levaram a escolha de Ely Suttana.
MEDALHA DONA QUININHA
2009 – MARIA DE LOURDES MELO – DONA LURDINHA
2010 – IRACEMA ROCHA
2011 – MARIANA ALVINA DE ANDRADE
2012 – ZOÉ LABOURET
2013 – ANA LÚCIA DE SOUZA NOGUEIRA – PROFESSORA LUCINHA
2014 – LEILA MARIA BARBOSA DE SOUZA
2015 – ELY SUTTANA
Já o vereador Antônio Claret (PSDB), discursou em nome do Legislativo e relembrou a criação da Medalha na Casa e se emocionou ao falar de sua mãe que era amiga da homenageada. Ouça as palavras do vereador em entrevista ao Barroso EM DIA. Clique na imagem abaixo.
A Juíza Doutora Valéria Possa Dornellas e a Secretária de Finanças Natália Mayrink, que representou a Prefeita Eika Oka de Melo (PP), também discursaram na reunião em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março como uma homenagem pela luta e conquistas da mulher ao longo das décadas. Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Reprimidas com total violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em 1910, durante uma conferencia na Dinamarca, foi instituído que a data da morte das operárias passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, porém somente em 1975, a data foi definitivamente oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).















Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.