Estão prorrogadas as inscrições para o curso de Aperfeiçoamento em Cultura e História dos Povos Indígenas, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância. São 150 vagas, distribuídas em cinco polos: Barroso (30), Coromandel (30), Durandé (30), Conselheiro Lafaiete (30) e Ilicínea (30). Os interressados podem fazer a inscrição até o próximo dia 28, no site do Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF: www.cead.ufjf.br. Para que a inscrição seja efetivada, é preciso que o candidato entregue a documentação exigida no edital pessoalmente no polo escolhido. Outra opção é nomear um procurador (procuração simples) para que ele faça a entrega no polo.
Segundo a assessoria de comunicação da UFJF, o curso tem como público-alvo professores das redes estadual e municipal, com o objetivo de qualificar, em nível de extensão, os docentes na abordagem das temáticas das culturas e história dos povos indígenas.
De acordo com a professora e pesquisadora Angelise Nadal Pimenta, existem cerca de 230 povos indígenas no Brasil, que falam, aproximadamente, 180 línguas. São populações que apresentam hábitos, narrativas e cantos próprios. Mas a maioria da população desconhece essa riqueza cultural, principalmente por ela não ser abordada da maneira como deveria.
Raquel Lopes- UFSJ


Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.