Compartilhe:

Depois de dois dias de desfile, sábado (14) e segunda-feira (16), os sete jurados anônimos, responsáveis por sete quesitos, votaram em seus quesitos no Carnaval 2015.

Dentro de cada item, cada jurado poderia optar pela votação em decimais, ou seja, do mínimo 9.5 ao máximo 10.0. Dessa forma, eles escolheram, dentro das suas convicções, as notas para as escolas de samba de Barroso.

“Estou muito satisfeito pelo desempenho das escolas na Passarela do Samba. Espero ter contribuído de alguma forma para o Carnaval e espero também que possa evoluir, porque ainda é preciso aperfeiçoar em muitos aspectos”, declara um dos jurados que por sinal é um ex-carnavalesco renomado em Barroso.

“Gostaria muito de dar meu voto aberto e ainda poder explicar cada uma das notas, mas entendo o processo e sei que o jornal procura resguardar seus jurados”, diz um dos componentes do júri que, como todos os outros, esteve na Passarela do Samba, e votou anonimamente.

CONFIRA NO QUADRO ABAIXO TODAS AS NOTAS DOS JURADOS

QUESITOS

UNIDOS DA AVENIDA

UNIDOS DA PONTE
COMISSÃO DE FRENTE  10.0  9.9
MESTRE SALA E PORTA-BANDEIRA  9.8  9.6
EVOLUÇÃO  9.7  9.7
FANTASIA  9.8  9.7
ACLAMAÇÃO POPULAR  9.5  9.5
BATERIA  9.8  9.8
SAMBA ENREDO  9.6  9.9

                                                                                TOTAL =             68.2                                          68.1

 

VENCEDORA DO ESTANDARTE DE OURO 2015 – UNIDOS DA AVENIDA

A Unidos da Avenida ficou com o seu primeiro Estandarte de Ouro no Carnaval Barrosense. O Estandarte e mais R$1 mil em dinheiro foram entregues na tarde desta terça-feira (17), em frente à Alegria do Morro a alguns membros da Escola. A equipe do jornal foi recebida com festa pelos componentes da Avenida.

_MG_5855

 

JUSTIFICATIVAS DOS JURADOS:

COMISSÃO DE FRENTE

A Ponte veio muito bonita e animada, mas faltou um pouco a mais de empolgação e vida por parte da Comissão de Frente, logo a ala mais importante, o cartão postal da Escola. Por outro lado, a Avenida tinha harmonia e coreografia e a questão do meio-ambiente me empolgou por ser um tema pertinente e, de imediato, quem via a Escola chegando já sabia do que ela ia falar.

MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA

Percebi mais harmonia entre o casal da Unidos da Avenida. Eles estavam mais leves, bailando e aproveitando cada segundo do desfile. Já na Ponte, também foi evidente um bailado puro e suave. A diferença foi muito pequena, mas a Avenida trouxe mais vida e sintonia no quesito.

EVOLUÇÃO

As duas escolas cumpriram seus papeis na Passarela do Samba, porém cometeram o mesmo erro: o espaçamento muito grande entre as alas, não por conta dos componentes, mas sim dos responsáveis por elas.

FANTASIA

As fantasias da Ponte estavam razoavelmente adequadas ao enredo, porém não havia uniformidade nos calçados em todas as alas, pouco criativas. Já na Avenida, as fantasias não estavam adequadas ao enredo, somente a bateria condizia com este, porém não havia uniformidade nos calçados com vários modelos e cores variados, também os bonés não foram uniformes e alguns componentes se apresentaram com lenços. Diferentemente do ano passado as outras alas, apesar de não apresentarem com calçados uniformes havia certa coerência como, por exemplo, todos de botas douradas, as sandálias não eram do mesmo modelo mas acompanhavam o estilo.

ACLAMAÇÃO POPULAR 

As apresentações dos dois dias foram muito parecidas, com destaque de presença para essa segunda-feira. O público da cidade ainda é muito tímido e as trocas entre escolas e público são pequenas e pontuais. Os barrosenses tem a característica de expectadores e as escolas precisam trabalhar muito como envolver mais. Conversei com várias pessoas e todos gostaram muito. Na minha opinião houve um grande avanço em relação a 2014. Minha nota foi baixa para incentivar uma melhoria neste quesito super importante.

BATERIA

As escolas continuam cometendo o mesmo erro, ou seja, deixando cair o ritmo na metade da Passarela o que aconteceu no ano passado e este ano voltou a se repetir. Na Avenida, destaco que, mesmo com um número aparentemente inferior de componentes, mostrou ser forte e quase não errou. Parabéns. Gostei da harmonia e dos tamborins da Ponte. Eles deram um show, muito chamativo.

SAMBA-ENREDO

Gosto da ideia de valorizar e fazer letras que envolvem a população local e suas histórias, como foi o caso da Avenida, mas não exploraram poeticamente um tema tão propício e rico, falaram de forma muito superficial. O refrão, ponto mais alto, deixou a desejar. Já a Ponte, apesar de não envolver pessoas e fatos da cidade, trouxe mais riqueza na sua letra e soube brincar com o tema. O ponto negativo diz respeito à interpretação dessa escola, à colocação do intérprete. Não gostei muito. Apesar disso, acredito ter superado a Avenida neste quesito.

 

NOTA

O Barroso EM DIA agradece a seus jurados pela participação e aproveita para parabenizar as duas escolas barrosenses que, mesmo diante das dificuldades, se esforçam para salvar o tradicional desfile das escolas no município. Desde já, pedimos a compreensão de todos os envolvidos e esclarecemos que o Estandarte, criado no ano passado, é uma forma de incentivar e premiar as escolas. Não se trata, na opinião do jornal, de ser melhor ou pior. O meio de comunicação visa apontar erros e trabalhar para que os desfiles continuem crescendo e se aperfeiçoando a cada ano. Assim sendo, quem ganha é o povo barrosense que poderá, ao longo tempo, desfrutar de melhores desfiles. Por fim, é importante ressaltar que a avaliação dos jurados se trata de uma opinião particular e pessoal. Muito obrigado!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.