O barrosense Max Ladeira, que abriu a coluna “Por Onde Anda?” do jornal e site Barroso EM DIA, é destaque na reportagem do jornal Estado de Minas sobre o Food Truck Festival, que vai reunir mais de 20 food trucks (carros adaptados para preparar comidas e bebidas) em Belo Horizonte.
Confira a reportagem na íntegra:
Os serviços oferecidos pelos food trucks (carros adaptados para preparar comidas e bebidas), – já consolidados no exterior –, ganham espaço no Brasil. Em Belo Horizonte, esse mercado começou a crescer no ano passado e hoje conta com mais de 40 veículos, seguindo uma tendência verificada em São Paulo, onde há variados cardápios oferecidos em diversas regiões da cidade. Eles servem de hambúrgueres, massas, pizzas, café e vinhos a brigadeiros, tapiocas e comida mexicana. Em apoio aos negócios no setor, o Estado de Minas, Rádio Guarani FM, Portal Uai e a Revista Encontro promovem neste sábado o Food Truck Festival, no Condomínio Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte.
O evento vai reunir mais de 20 food trucks, formando uma praça de alimentação com amplo cardápio para atender todos os tipos de públicos. Haverá shows das bandas Copo Lagoinha, Happy Feet Jazz Band e da cantora Maira Labanca. De acordo com Lucas Fonda, gerente geral da Alterosa Produções, uma das organizadoras do festival, a expectativa é de que cerca de 2,5 mil pessoas compareçam ao local, entre 11h e 23h. “É um movimento que vem crescendo e ganhando força. Uma tendência que tem tudo para permanecer, assim como acontece em São Paulo”, afirma. Entre os food trucks já confirmados estão Cadê meu brigadeiro?, Go Pasta (massas), The Truck (hambúrguer), Crepioca (crepe e tapioca), MC Foods (pipoca gourmet), Kiwi Sucos, The Dip’s Burguer, Take Away (paleta mexicana).
O investimento para montar o negócio varia entre R$ 40 mil e R$ 150 mil, com retorno estimado em até dois anos. O empresário Max Ladeira, dono do Go Pasta, aposta no evento para expandir o universo de clientes. “Pretendo dobrar as minhas vendas neste sábado e ainda formar um clientela fixa”, afirma. Max mantém um restaurante em ponto fixo na Savassi, o Go Pastas, e pretendia abrir uma filial. Na dúvida sobre o melhor bairro para abrir a segunda loja, preferiu, então, optar pelo carro adaptado para poder rodar a cidade e atrair mais clientes.
O investimento na nova modalidade do serviço que oferece pratos com massas frescas feitas pelo próprio comerciante, foi de R$ 45 mil há um ano. “Trabalho durante toda a semana, em quatro pontos diferentes. Vendo entre 70 e 80 porções de massa por dia e já consegui o retorno do que foi investido. Pretendo aumentar o negócio e colocar mais um carro rodando a cidade até março”, revela. As porções de massas de 450 gramas oferecidas no Go Pastas têm preço variado entre R$ 10 e R$ 13.
Outro empresário que aposta no evento para expandir a clientela, é Braulio Guimarães, proprietário do The Truck, que começou a funcionar há dois meses em BH. Com investimento em torno de R$ 100 mil, ele modificou um micrônibus que hoje roda diferentes pontos da cidade oferecendo hambúrgures e pratos com carnes e frutos do mar a preços que variam de R$ 8 a R$ 15. “Vendo cerca de 200 porções por dia. No Food Truck Festival pretendo chegar a 500 unidades vendidas. É uma forma de divulgar essa nova tendência e atrair os clientes que ainda não conhecem a proposta dos food trucks”, observa.
A marca “Cadê meu brigadeiro?” oferece um dos doces mais requisitados feitos com chocolate belga, a preços variando de R$ 2 para o brigadeiro tradicional; R$ 2,30 o brigadeiro de pistache, até R$ 80 a caixa com 12 brigadeiros e uma garrafa de champagne Chandon, como opção de presente. Uma das sócias da empresa, que ganhou as ruas de BH em outubro do ano passado, Mônica Galan conta que em quase quatro meses de operação registrou aumento de 20% do faturamento. “Estamos ficando cada vez mais conhecidos na região central da cidade. O evento vai divulgar o food truck que ainda é pouco conhecido em BH. Pretendemos sair de lá com muitos clientes fidelizados, que passarão a procurar pelos nossos produtos”, afirma.
• Serviço
» Dia 7 de fevereiro, das 11h às 23h, no Condomínio Alphaville Lagoa dos Ingleses (BR-356, km 29, Lagoa dos Ingleses, Nova Lima)
» Ingressos a R$ 50 (meia entrada a R$ 25) e a R$ 28, mediante doação de 1kg de alimento
na portaria do evento
» Vendas no site www.ingressorapido.com.br ou na TV Alterosa (Avenida Assis Chateaubriand, 499, Floresta)
» Mais informações pelos telefones (31) 3237-6080 e o site www.facebook.com/foodtruckfestivalbrasil
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