Marislene Ferreira Napoleão Barros e Geraldo Cosme Pinto receberam, na última quinta-feira (11), no Plenário da Câmara Municipal de Barroso, a Comenda Mário Braz de Souza. As medalhas foram entregues na Reunião Solene que contou com a presença da Prefeita, Eika Oka de Melo (PP), do vice-prefeito, João Pinto (PMDB), vereadores e autoridades do município. Diplomas de Honra ao Mérito e Títulos de Cidadãos Honorários também foram entregues no evento festivo.
A medalha Mário Braz é a mais alta honraria da Casa Legislativa e foi criada em 2005, no Jubileu de Ouro da Câmara, pelo então Presidente da Casa, Reinaldo Gambá (PSDB). Conhecida, de acordo com a Resolução 164/2005, como “Comenda do Mérito Legislativo Vereador Mário Braz de Souza, a premiação é entregue a cidadãos de destaque e que tenham prestado relevantes serviços à sociedade. A Comenda também pode ser concedida “póst-mortem”, à família do falecido. Um dos agraciados na última reunião, Geraldo, o Lalado Pinto, como é conhecido, emocionou os presentes com seu discurso sobre a importância de Mário Braz. Lalado re-lembrou o episódio do nascimento do seu irmão caçula, Antônio Marcos Pinto, que foi realizado por Mário Braz, ocasião em que sua mãe e seu irmão quase faleceram, mas a dedicação e a competência do Doutor salvaram suas vidas.
REINALDO GAMBÁ
Para o criador da Honraria, Reinaldo, os vereadores perceberam a necessidade de se criar uma Comenda, como a maior honraria a ser concedida pela Câmara. “O objetivo principal de sua criação era e é distinguir pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Município e de libada conduta”, diz. De acordo com Gambá, a referida medalha leva o nome do ex-vereador Mário Braz de Souza, pois, além de um grande homem e político, em sua vida demonstrou o sentimento de devoção à comunidade, a adesão aos princípios norteadores da democracia, da ética e da responsabilidade social. “Cabe destacar que quando foi instituída a referida Comenda o Senhor Mário estava vivo. Fico feliz em saber que a Câmara Municipal está dando continuidade a este grande projeto”, ressalta.
A PRIMEIRA
A primeira medalha foi entregue ao Doutor Hélio de Souza pelo reconhecimento do trabalho de seu pai, in memoriam, para a comunidade barrosense. Ao todo, desde sua criação em 2005, 37 medalhas já foram entregues. Deste total, apenas quatro foram entregues a mulheres. Mais da metade foi para ex-políticos do município, vereadores ou prefeitos. Quatro padres também já receberam a Comenda. Confira ao lado o quadro com todos os agraciados com a Comenda Mário Braz de Souza até os dias atuais.
COMENDA MÁRIO BRAZ DE SOUZA
(RES. 164, de 21 de novembro de 2005)

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.