
Barroso recebe este ano o programa do Governo Federal, Mulheres Mil, que irá beneficiar 100 participantes, com alfabetização e cursos profissionalizantes.
Segundo o site do Governo Federal, o Mulheres Mil é estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – e tem o objetivo de possibilitar a inclusão social das mulheres participantes, para que consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.
O programa terá 100 vagas abertas para as mulheres barrosenses, que se enquadrem nos seguintes critérios: acima de 16 anos, pobreza extrema, cadastradas no CadÚnico e com escolaridade defasada.
Em Barroso, o programa está sendo organizado pela Secretária de Assistência Social, que irá passar nos bairros da cidade informando sobre o programa. As pré-inscrições acontecem nos dias 24, 25 e 26 de novembro, das 9h às 20h, na Secretaria de Assistência Social, no antigo prédio do FAPI.
A Secretária Municipal de Educação também é parceira do projeto, responsável pela alfabetização das participantes. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia será o responsável pelos cursos técnicos oferecidos no programa – padeiro, doceiro, alimentação escolar e salgadeiro – que tem previsão de duração de oito a nove meses.
As participantes do projeto recebem ajuda na alimentação, além de uniforme, transporte e material didático gratuito.
Segundo o secretário de Assistência Social, Anderson de Paula, o projeto acontecerá de segunda à sexta-feira, no período noturno. “Nas segundas, quartas e sextas deve acontecer a complementação escolar, e as terças e quintas os cursos profissionalizantes”, explica.
Ainda de acordo com o secretário, o projeto deve ser implementado em Barroso ainda este ano, até o dia 15 de dezembro.
Na região, o programa era realizado somente na cidade de Barbacena. Agora, o Mulheres Mil está sendo implementado também em Barroso, Juiz de Fora e Santos Dumont.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.