Foi lançado oficialmente em Barroso o Programa Municipal de Coleta Seletiva da cidade. O evento aconteceu na manhã dessa quarta-feira (12), no bairro Bandeirantes, e contou com diversas apresentações culturais dos alunos da Escola Clotilde Rocha. Em uma tenda montada no local, também estavam sendo mostrados brinquedos feitos pelos alunos, com material reciclável.
Autoridades representando do poder Legislativo, representantes da Prefeitura, da Ortópolis, da Holcim, Ascab e outros órgãos parceiros do projeto estiveram presentes ao lançamento.
O Diretor de Meio Ambiente, Márcio Ferreira, abriu o evento falando sobre a mudança na coleta seletiva, que a principio será adotada apenas no bairro Bandeirantes. “O Bandeirantes será o primeiro bairro a receber a Coleta Seletiva Tríplice, mas esperamos adotar a ação em toda cidade em breve”, afirmou.
Os alunos da Escola Clotilde Rocha fizeram apresentações de música, teatro, jogral e poesias, todos conscientizando sobre a importância da reciclagem e não poluir o meio ambiente, além de um desfile de roupas feitas com material reciclável.
Funcionários da Holcim também apresentaram um teatro de conscientização para as crianças, apresentando o Quarteto da Limpeza, com a Vassoura, Pá, Latão de Lixo e Rodo.
O Programa Municipal de Coleta Seletiva da cidade, que tem como objetivo dar destinação correta aos resíduos sólidos urbanos gerados no município. Em Barroso será adotada a Coleta Seletiva Tríplice (reciclável, orgânico e rejeito) e a expectativa é de que a população separe seus resíduos domiciliares, destinando ao caminhão da Prefeitura o resíduo orgânico (restos de alimentos) e os rejeitos. Os resíduos recicláveis serão destinados à Ascab (Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso).
A iniciativa foi uma parceria da Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso (Ascab), Prefeitura Municipal de Barroso (através da Divisão de Meio Ambiente), Associação Ortópolis Barroso (AOB), Instituto Holcim, Programa Minas Sem Lixões, Fundação Israel Pinheiro (FIP), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e Governo de Minas (através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
[print_gllr id=25936]
Programa Municipal de Coleta Seletiva
A implantação do programa aconteceu em maio de 2014, quando Barroso foi selecionada para receber apoio técnico para ampliação da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos.
O município foi selecionado obedecendo critérios da Deliberação Normativa COPAM nº 172/2011 e do Plano Estadual de Coleta Seletiva, levando-se em conta a manifestação de interesse enviada pelo município à Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), informando da disponibilidade de infraestrutura mínima para os serviços de coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos, assumindo, assim, o compromisso em ampliar os serviços de coleta por meio de assinatura de um termo de adesão. Com isso, a Fundação Israel Pinheiro (FIP) passou a prestar apoio técnico para ampliação da Coleta Seletiva na cidade.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.