Compartilhe:

Tão logo as urnas foram apuradas e indicaram os vitoriosos nas eleições de 2014, todas as atenções se voltaram para o imprevisível cenário político local que começa a ser desenhado para as eleições municipais de 2016. Pelas ruas, bares e pontos de encontro já se discutem as diversas possibilidades de alianças e formação de chapas para a disputa que, historicamente, se mostra polarizada e bastante acirrada.

Se a política fosse uma ciência exata e precisa, o caminho já estaria praticamente definido. Pelo lado do PSDB, Reinaldo Gambá, segundo colocado nas eleições de 2012, tenderia a enfrentar o atual Prefeito em exercício Doutor João Pinto (PMDB). No entanto, a política, assim como a vida, pode tomar caminhos tortos até o pleito de 2016 e, desta forma, abrir brechas para nomes que podem renovar a política de Barroso e que são objeto desta reportagem do Barroso EM DIA.

A última vez que houve, de fato, renovação na política barrosense foi em 1971 quando o então jovem Baldonedo Arthur Napoleão, retornando de seus estudos nos EUA, foi aclamado pelas lideranças locais como candidato e venceu as eleições para um mandato de dois anos.

A eleição de 2016 abre possibilidades para novas e mais ousadas apostas, especialmente se considerarmos que muitos dos políticos que guiaram os rumos da política desde 1971 podem não estar disputando o pleito. Por um lado, nota-se o longo afastamento e a “aposentadoria” dos caciques Baldonedo e Meneghin, que disputaram a Prefeitura por quase 30 anos nas décadas de 70, 80 e 90. Por outro lado, observa-se também a impossibilidade de disputa das principais lideranças dos últimos 20 anos, Eika (pela reeleição) e Arnô (pelo falecimento precoce).

POSSIBILIDADES PARA 2016

Após conversas com políticos locais, pessoas influentes e formadores de opinião, o Barroso EM DIA aponta seis novas lideranças com potencial de renovar a política local no novo ciclo que se abrirá em 2016. A reportagem buscou apresentar os perfis das “novas lideranças”, bem como o potencial e os obstáculos a serem enfrentados por cada uma delas.

ANDERSON ANTONIO EDUARDO RODRIGO VERINHA DELEIA

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.