Nos últimos meses, devido à falta de chuva, o nível do Rio das Mortes, principal fonte de captação de água de Barbacena, está cada vez mais abaixo do nível.

Para evitar que a cidade passe por um racionamento de água, se antecipando aos acontecimentos, a Prefeitura Municipal, através do Serviço de Água e Esgoto (SAS) construiu uma barragem no local onde se realiza a captação bruta de água que abastece 80% da cidade.
A barragem tem mais de 20 metros de extensão e com isso manterá o fluxo água em níveis que possibilitam a captação. Segundo Luís Álvaro Abrantes Campos, diretor do SAS, o serviço foi realizado atendendo solicitação do prefeito Toninho Andrada que, que diante da falta de chuvas, determinou ao SAS que desenvolvesse medidas preventivas para evitar que a cidade sofresse com racionamento de água, conforme vem ocorrendo em muitos municípios brasileiros.
“No local existia uma contenção de pedra, o que não funcionava. “Agora temos uma barragem feita de concreto, com comportas e toda desenvolvida dentro das normas legais exigidas pelos órgãos ambientais”, diz Luís Álvaro.
A atitude da Prefeitura de Barbacena causou indignação nos barrosenses na internet e chegou a Câmara Municipal de Barroso. Na noite dessa quinta-feira (23), o Prefeito em exercício, João Pinto (PMDB), que foi visitar o Legislativo, informou que já enviou um ofício a Prefeitura de Barbacena com o intuito de saber mais detalhes sobre a construção desta barragem, que pode trazer problemas para a cidade, já que a próxima cidade no curso do Rio das Mortes é Barroso.
Porém, o vereador Jayme Nogueira (PPS), declarou que esteve na tarde de ontem com o diretor do SAS e ouviu que a barragem foi feita dentro das normas legais exigidas pelo meio ambiente. “Segundo o diretor do SAS é apenas um aperfeiçoamento em uma barragem que já existia, era de pedra e agora é de concreto. Inclusive o Ibama esteve lá, analisou e aprovou. De qualquer forma estamos de olho junto com o Executivo municipal”, declara o vereador que é um militante no combate a falta de água no município.
Para Jayme é importante que ficamos de olho no impacto ambiental que isso pode trazer para o Rio das Mortes. “Não utilizamos a água como captação do Rio das Mortes, a que usamos hoje é do Rio Loures, mas é preciso, mesmo assim, ficar ligado nesta questão e pensarmos no futuro”, diz.
VISITA DO PREFEITO EM EXERCÍCIO
Dentro dos seus compromissos, o Prefeito João Pinto fez uma rápida visita a Câmara e falou da importância de trabalhar junto com o Legislativo barrosense, tão experiente e competente. “Independente do tempo que eu fique à frente da Prefeitura, é preciso que trabalhemos em conjunto, em harmonia, como preza a lei orgânica. Espero vocês no gabinete para podermos juntos fazer o melhor para Barroso neste período, independente da questão política. Hoje somos um único poder para o bem da população”, diz o Prefeito.
Os vereadores agradeceram a visita, falaram da importância desta proximidade e prometeram uma ida ao gabinete do executivo.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.