Compartilhe:

PASTA 1Inauguração_Caieira

A foto em evidência retrata a inauguração da Caieira Littorio, em 28 de outubro de 1936, pertencente a Humberto Carbonaro, com a presença da corporação musical barrosense sob regência de Arthur Napoleão de Souza.

Nesta fotografia, aparecem estampadas as bandeiras da Itália e do Brasil. A fabricação da cal em Barroso remonta a 1831. No entanto, os italianos foram os pioneiros na transformação desta atividade em formato industrial, primeiramente através de Pedro Daldegan, sucedido por Humberto Carbonaro, Silvano Albertoni e Antônio de Cusatis. Entre os empreendedores deste ramo podem ser citados: Francisco Ferreira Filho, Francisco Campos, Waldemiro Meireles, Fidelis Guimarães, Sebastião Aleva, Artidônio Napoleão, Brasilino e Filhos, Benedito Napoleão, Milton Basílio, Antônio Graçano, Targino Assunção e Vitório Sutana, dentre outros. Barroso já possuiu cerca de 18 caieiras.

Em 1979, existiam apenas 5 caieiras. Hoje os antigos fornos só podem ser contemplados em fotografias ou em monumentos. A Praça do Forninho, por exemplo, esconde o monumento que representou a importância desta atividade para o município. Seja por meio de fotos antigas ou em monumentos edificados na penumbra dos jardins barrosenses, a História se faz presente…

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.