Fotografia registrando a visita do arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira. Na ocasião, o arcebispo procedia a benção da pedra fundamental do Instituto Nossa Senhora do Carmo.
A visita pastoral ocorreu durante os dias 15 e 18 de outubro de 1954. O prelado ficou hospedado na casa de Joaquim Rodrigues de Melo. O primeiro bispo a visitar Barroso foi Dom Frei José da Santíssima Trindade, em 1824, que na época queixava-se da desunião dos moradores locais e do estado em ruínas da capela de Sant’Ana. Reclamava também da falsidade dos sacerdotes que davam assistência aos moradores.
Um século depois (em 1927), o bispo Dom Antônio Augusto de Assis visitaria a localidade e registraria o tratamento fidalgo recebido por sua comitiva. Suas impressões são bem diferentes de seu antecessor, tanto que recomendou a criação do Apostolado da Oração e a construção de um novo templo para a Igreja Matriz.
Se no passado os moradores eram desunidos, desta vez se esmeravam em causar boa impressão ao bispo, oferecendo donativos para o Seminário de Mariana e rezando em intenção da Igreja do México. A paróquia de Sant’Ana do Barroso pertenceu à Arquidiocese de Mariana por 76 anos. Com a criação da diocese de São João del-Rei, as visitas episcopais se tornaram mais constantes.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.