Cerca de 60 jovens peregrinos da Austrália, Taiwan, Venezuela, Bolívia, Singapura, México e Eslováquia chegaram na cidade na última semana. Eles vieram participar da Semana Missionária que aconteceu do dia 14 ao dia 19. Durante a Semana foi realizada a experiência Magis, um movimento de jovens jesuítas que, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, se reuniu para “viver a fé cristã e partilhar a esperança de um mundo melhor”. Dentro da programação, houve experiências de inserção social, imersão na realidade brasileira, orações, visitas aos centros históricos, atividades culturais e celebrações litúrgicas.
Dos 60 jovens, 36 peregrinaram por Dores de Campos, Prados, Bichinho, Santa Cruz, São João del Rei e Tiradentes. Os outros ficaram divididos em quatro instituições barrosenses: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lar Nossa Senhora de Fátima (Lar dos Idosos, o Asilo), Hospital Macedo Couto e Centro de Pastoral Dona Quininha de Souza (Cepas), nas quais realizaram serviço voluntário durante toda a semana. “O trabalho voluntário ajuda os jovens a conhecerem nossa rotina e a nossa realidade. Eles nos acompanham nos lugares. A gente tenta mostrar para eles que os alunos precisam de ajuda,” comenta a diretora da Apae Raquel Melo Gomes.
Para as jovens estrangeiras Maria Pünkosty, da Hungria, e Zuzana Paleníkova, da Eslováquia, que ficaram na Apae e acompanharam todo o trabalho, a vinda a Barroso foi uma grande experiência. “As pessoas são muito cordiais e receberam a gente de coração aberto. Aqui é calmo e as pessoas são muito amigas,” comentam as jovens. Uma das voluntárias declarou que depois de ver o trabalho realizado na Apae vai levar uma lição para seu país.
A dificuldade de se comunicar entre os peregrinos e os barrosenses foi abreviada graças ao traba-lho, também voluntário, da Cultura Inglesa, Unidade Barroso, que cedeu alguns professores e alunos como intérpretes.
Na sexta-feira (19), os jovens partiram para São João del Rei onde estão ocor-rendo eventos como shows, adoração, momentos de confraternização com a participação de toda a diocese e de 400 peregrinos estrangeiros. O encerramento está previsto para hoje (20) com missa, às 17h, celebrada pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e concelebrada por outros padres.
COMO FUNCIONA E O QUE É O MAGIS
O MAGIS acontece desde 1997. O encontro é promovido pela Companhia de Jesus (jesuítas) e é um evento mundial de jovens que cultivam a espiritualidade inaciana, realizado nos dias que antecedem as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). O encontro convocou os jovens à mobilidade, à proximidade, à compaixão, ao profetismo, à comunhão de destino com o próprio Cristo. Trata-se de um programa de atividades de cunho espiritual, cultural, pastoral, social e missionário.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.