Um susto. Foi assim que os Agentes Sanitários, da Vigilância Sanitária/Epidemiológica, que recolhem toda semana nos Postos de Saúde, Hospital e Asilo um formulário no qual são informados os casos de diarreia ocorridos no município, reagiram.
Nos últimos meses os casos têm aumentado consideravelmente, causando grande preocupação à Secretaria de Saúde do Município. No principio, de acordo com informações, os episódios estavam localizados entre operários de uma empresa local, entretanto, nas últimas semanas, foram notificados casos em toda a cidade.
Segundo a Vigilância Sanitária/Epidemiológica, só na semana de 18 à 23 de agosto foram registrados cerca de 71 casos de diarreia, o que já pode caracterizar um surto.
Na ultima terça-feira (19), estiveram reunidos o Secretário de Saúde, Luiz Moreira, funcionários da Vigilância Sanitária/Epidemiológica e as Referências Técnicas da Regional de São João del Rei, quando foi amplamente discutido o assunto. A causa está sendo analisada entre as pessoas contaminadas.
“Pesquisas serão realizadas pela VISA/Barroso para tentar encontrar as causas de tantos casos de diarreia ocorridos em nossa cidade”, explica Moacir Ferreira, diretor da Vigilância Sanitária/Epidemiológica que conta também que a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária/Epidemiológica, está tomando todas as providências cabíveis. “É preciso, entretanto, que haja uma participação de toda a comunidade que deve tomar algumas providências básicas como:
1 – Ao comprar alimentos em supermercados e mercearias, verifique sempre a data de validade do produto.
2 – Quando for alimentar em restaurantes, bares e lanchonetes, verifique se o estabelecimento tem alvará sanitário.
3 – Só beba água tratada e de preferência leite pasteurizado.
4 – Lave bem alimentos como legumes, verduras e frutas.
5 – Verifique bem as condições de banheiros públicos e em locais de grande fluxo de pessoas.
6 – Lave sempre as mãos antes de ingerir qualquer alimento.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.