Cada gol da Alemanha, na eliminação humilhante que o Brasil sofreu na Copa do Mundo, fez com que cronistas, analistas e principalmente autoridades repensassem seus papéis em uma reconstrução do futebol brasileiro. E não falemos apenas do futebol dentro do campo. Longe dos gramados, muito longe, a chamada reformulação, que a grande mídia cobra, vai desde os ensinamentos básicos até os investimentos políticos país afora. E é justamente aí que Dores entra em campo ou, no caso, em quadra.
No mês passado, ao ser questionado pela reportagem do portal doresdecampos.com sobre a ausência, mais uma vez, da cidade de Dores de Campos, na tradicional Copa Futsal da TV Integração, afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora, o Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Ramon Malta, declarou que iria concentrar os esforços nas reformas das quadras poliesportivas dos bairros da cidade. E é bom que o Secretário concentre mesmo, porque a reportagem do jornal Dores EM DIA fez uma “visita” aos espaços que Ramon intitulou de “quadras” e descobriu um descaso histórico com a prática do esporte na cidade.
Nenhuma das quatro quadras citadas pelo Secretário na reportagem do Portal tem condições de receber partidas, muito menos de futebol. No Alto da Caixa D´água, quadra poliesportiva Amadeu Rodrigues, na quadra do Alto do Cardoso, sem placa de identificação, na quadra Jorge Lopes, também sem placa de identificação, no Centro e na quadra Adelino de Andrade, no Catete, faltam traves, alambrados, iluminação, marcação e o pior, de acordo com moradores, viraram ponto de uso de drogas há alguns anos. “Aqui, quando escurece fica mais cheio que durante o dia. Vira o maior ponto de drogas”, diz um menino que brincava com uma bola solitariamente em uma das quadras.
De acordo com a matéria do Portal, todos os espaços foram construídos entre 2001 e 2004, na administração do Prefeito Antônio Alves Moreira, o Totinho (PMDB), e poucas vezes, ou nenhuma, receberam cuidados das administrações que estiveram à frente da Prefeitura. Uma goleada fora de campo ao longo dos 13 anos que se passaram. É como se a Alemanha tivesse feito mais um gol no Brasil.
Em contato com o Secretário Ramon, a reportagem do jornal Dores EM DIA apurou que há a intenção da Prefeitura de reformar as seis quadras existentes em Dores de Campos. Segundo o Secretário, são quatro dentro do município e duas na zona rural. “Já compramos as tintas e falta realizar a licitação de outros itens que serão necessários para as reformas”, diz Ramon que falou sobre cerca de R$20 mil em investimentos.
De acordo o Secretário, as quadras estão em péssimas condições há alguns anos e o objetivo da administração atual é que elas sejam reformadas até o final do ano. A semifinal da Copa do Mundo entre Brasil e Alemanha já terminou há alguns dias, mas a goleada continua país a fora, inclusive por aqui.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.