Em 2014, até o momento, foram confirmados sete óbitos causados por dengue hemorrágica em Minas Gerais. No total, foram oito mil e 29 casos de dengue no Estado, segundo dados atualizados do dia 11 de abril. Os casos de morte por dengue foram registrados em cinco cidade mineiras: uma em Campo Belo, duas em Divinópolis, uma em Juiz de Fora; uma em Paracatu e duas na cidade de Passos.
No ano passado, Minas voltou a registrar expansão do número de casos da doença. No boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, foram contabilizados 365 mil e 746 casos de dengue e 117 mortes. Um número muito maior aos 22 mil e 105 casos registrados em 2012, com 18 óbitos durante o ano.
Em Barroso, nos primeiros meses deste ano, já foram localizados 19 focos confirmados do mosquito Aedes Aegypt, o transmissor da dengue. Dos focos encontrados, 13 estavam em residências: dois no Bairro Jose Guimarães, dois no Bairro Rosário, um no Jardim Bandeirantes, dois no Santa Maria e seis no Centro. Dois focos foram encontrados em pontos estratégicos no Bairro do Rosário e Bairro Irmãos Pinto. Os outros quatro focos foram localizados durante ação preventiva dos agentes de saúde: um no bairro Nova Barroso e três no bairro do Centro.
Segundo Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, é de fundamental importância a participação da população no controle da dengue. As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.